Saúde Municipal ganha Prêmio InovaCidade por aplicativo e-saúdeSP

O prêmio InovaCidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para melhoria da qualidade de vida nas cidades

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou na última terça-feira (14) da 11ª edição do Smart City Business Brazil Congress, um dos mais importantes eventos sobre Cidades Inteligentes na América Latina, onde foi entregue o Prêmio InovaCidade para reconhecer as iniciativas que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos habitantes nas cidades. Na ocasião, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, recebeu o prêmio pelo aplicativo e-saúdeSP.

Foram inscritos 128 projetos, dentre os quais 43 foram selecionados, que apresentassem impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada e entidades da sociedade civil. A cidade de São Paulo, com seus 12,5 milhões de habitantes e sendo uma das maiores do mundo, é classificada como uma smart city pelos seus procedimentos e ferramentas de acessibilidade em todos os âmbitos. “O app e-SaúdeSP se tornou o maior repositório de dados em saúde pública da América Latina, com mais de 3,5 milhões de usuários cadastrados e mais de 17 milhões de acessos. Além disso, é um dos expoentes da revolução digital que a gestão municipal está promovendo no município, integrando as informações dos usuários do SUS, agendamentos, prontuários, vacinação e histórico de atendimento na rede e diversos aspectos do atendimento, como as teleconsultas”, destacou Zamarco.

Até o momento, foram realizadas mais de 1,6 milhão de teleatendimentos e, recentemente, o aplicativo passou a incluir uma nova funcionalidade, o canal SPrEP, um sistema inovador de acesso às profixilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao vírus HIV, por meio de teleconsulta, com prescrição online e retirada de medicamentos no mesmo dia e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais. Na plataforma estão integrados o prontuário eletrônico, resultado de exames laboratoriais e de imagem, informações dos processos regulatórios, agendamentos e plataforma de tele assistência em um único local. O aplicativo possui excelente avaliação nas lojas IOs e Android, o que foi levado em consideração para avaliação dos jurados.

O coordenador geral da unidade de Coordenação do Projeto Avança Saúde, Marcelo Itiro Takano, declarou que “a premiação do e-saúdeSP é o reconhecimento dos esforços da Prefeitura de São Paulo na condução de uma verdadeira revolução da saúde digital na saúde pública paulistana para diminuir as inequidades e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”.

A saúde teve um crescimento, nos últimos dois anos, o equivalente a 10 anos com as ferramentas de tecnologia utilizadas para acessar diversos serviços. Entre os avanços tecnológicos estão serviços como o Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, disponível no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na zona sul; a telemedicina, com o consultório digital; o aplicativo e-saúdeSP; o Agenda Fácil; os Centros Especializados em Reabilitação e a Central de Intermediação em Libras (CIL). Além disso, a cidade de São Paulo possui 34 Centros Especializados em Reabilitação (CERs), com tecnologias que auxiliam a reabilitação motora e cognitiva de pacientes com desordens neuromotoras e/ou terapia robótica, um equipamento para reabilitação dos membros superiores de pessoas com deficiências permanentes ou transitórias, que pode ser usado no pós-operatório de membros superiores ou em pacientes com sequelas neurológicas.