Saúde ultrapassa 1,5 milhão de doses de vacina aplicadas contra a gripe

Campanha segue para toda a população acima de seis meses de idade

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ultrapassou 1,5 milhão de doses de vacina contra a gripe aplicadas na cidade. No total, foram 1.533.016 doses. A campanha de vacinação, iniciada em 21 de março para grupos prioritários, está disponível atualmente para toda a população com mais de seis meses de idade. Os grupos com maior percentual de imunizados são idosos (35,47%), indígenas (73,29%), crianças (29,4%) e gestantes (12,37%).

“É importante que todos se vacinem, uma vez que a gripe pode apresentar complicações, principalmente nos grupos de risco”, lembra o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. De acordo com a Programa Municipal de Imunizações (PMI), a estimativa populacional para a campanha de 2024 na cidade de São Paulo é de 4,5 milhões de pessoas, e a meta da SMS é vacinar 90% do público-alvo. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses de influenza.

Vacina é segura
A vacina contra o vírus influenza reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 a 23 meses devem receber duas doses. A vacina, preparada a partir do vírus inativado, é segura e não causa gripe.

O imunizante estará disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas de segunda a sexta, das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

Medidas de higiene ajudam a prevenir contágio
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.