Saúde entrega novas instalações da UBS Vila Mariana

Equipamento com sede própria propiciará o atendimento de novas especialidades à população, como saúde bucal

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta segunda-feira (27) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Mariana – Diogo Nomura, na região sudeste da capital. “Essa é 29ª UBS que nós requalificamos nesta gestão. Essa unidade estava num prédio pequeno e alugado e nós construímos num prédio novo da prefeitura. Nós ampliamos a quantidade de equipamentos, mas também estamos cuidando daquilo que já existia”, declarou o prefeito Ricardo Nunes”.

A UBS pertence a Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Mariana/Jabaquara e tem o modelo de atenção integral no atendimento de consulta programática e de demanda espontânea em clínica médica, generalista, pediatria e ginecologia. Com as novas instalações, em um prédio próprio, a população terá a oferta de atendimento de saúde bucal, psicologia, fisioterapia e nutrição. Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, “essa unidade trará muito mais qualidade no atendimento à população, com mais acessibilidade e ampliando a capacidade de atendimento dessa região”.

O equipamento integra os demais 39 equipamentos de saúde no território e conta com uma estrutura física composta por oito consultórios, três equipes para atendimentos odontológicos, duas salas de espera e salas para medicação/emergência, coleta de exames, curativos, vacinas e observação; além da farmácia, recepção, cozinha, sala “Nossos Idosos”, banheiros PCD, entre outros.

Imagem mostra uma sala da UBS equipada com mesa, computador, impressora, maca e decorada com temas de saúde

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas (Foto: divulgação/SMS)

Para a gerente substituta da UBS Vila Mariana, Patrícia Neiva, “essa unidade é um ganho incalculável para a saúde da região, pois agora vamos ter todos os recursos necessários para atender a demanda do território”.

Foram investidos R$ 6.097.184,56 para a implantação do equipamento e o custeio mensal é de R$ 792.823,82. A unidade conta com um quadro de 67 profissionais, entre eles quatro médicos clínicos, um pediatra, um ginecologista, um médico generalista, seis enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, dois farmacêuticos, três técnicos de farmácia, nove cirurgiões dentistas, seis auxiliares de saúde bucal, um assistente social, um enfermeiro II (equipe Idoso), um técnico de enfermagem (equipe Idoso), um psicólogo, um nutricionista e um fisioterapeuta.

Os usuários da unidade podem participar dos grupos e atividades desenvolvidas, como visita domiciliar, Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg), Mãe Paulistana, Planejamento Familiar, auriculoterapia, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Programa Saúde na Escola (PSE), Tai Chi Pai Lin e grupos de gestantes, RN, alimentação saudável, idosos (Recrear), LGBTIA+, tabagismo, entre outros.

Localizada agora na rua Dr. Diogo de Faria, 678, na Vila Clementino, a unidade é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.