Prefeitura realiza Dia D da campanha contra a poliomielite e multivacinação neste sábado (8)

Todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h; além da vacina contra a pólio, serão ofertados outros imunizantes do calendário para atualização de carteirinhas

Neste sábado (8), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará o Dia D da campanha contra a poliomielite e multivacinação, com abertura das 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) voltadas para esse serviço, das 8h às 17h. Nas UBSs que são integradas às Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e que já abrem aos sábados para vacinação, o funcionamento será das 7h às 19h.

A campanha de vacinação contra a poliomielite na cidade de São Paulo teve início no dia 27 de maio e está voltada para crianças menores de 5 anos de idade. São utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP), para menores de 1 ano, e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças entre 1 a menores de 5 anos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O público-alvo da campanha é de 588.307 crianças, sendo 128.490 menores de 1 ano, e 459.817 crianças de 1 a menores de 5 anos. As crianças menores de 1 ano são imunizadas com a VIP, conforme a situação vacinal para o esquema primário – que consiste em três doses aos dois, quatro e seis meses de idade.

Nesta campanha, até ontem (5), foram aplicadas 37.881 doses da vacina. Na capital paulista, a cobertura vacinal contra a pólio em 2023 foi de 90,67%. A vacinação é a única forma de prevenção e redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que está eliminado no país desde 1994.

Multivacinação
Na multivacinação, serão ofertados os imunizantes do calendário do PNI para atualização de carteirinhas. As UBSs entregarão aos estudantes que forem se vacinar, ou aos pais e responsáveis, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para ser entregue preenchida nas unidades educacionais.

Também serão ofertadas as vacinas contra a influenza – que está ampliada para toda população acima de 6 meses de idade – e contra a Covid-19 para o público prioritário. Na data, haverá vacinação de idosos acamados ou residentes em Instituições de Longa Permanência, além da busca ativa de faltosos de vacinação de rotina.

Os munícipes podem consultar a unidade mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde.