Unidades do INTS participam de encontro do Comitê de Humanização da Saúde

Os hospitais Municipal de Guarapiranga e Dia de Santo Amaro compartilharam suas iniciativas com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo

Duas unidades de saúde na cidade de São Paulo, os hospitais Municipal de Guarapiranga (HMG) e Dia de Santo Amaro (HDSA) gerenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresentaram nesta quinta-feira (20), suas iniciativas inspiradoras em humanização.
 
As comissões de humanização das duas unidades tiveram a oportunidade de apresentar suas atividades ao Comitê de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, num encontro, liderado pela coordenadora da SMS, Claudia de Crescenzo.
 
O encontro tem como principal objetivo promover uma roda de conversas para troca de experiências entre as unidades, inspirando aquelas que estão começando a implantar suas comissões de humanização. Além do HMG e HDSA, houve a apresentação da comissão do Hospital Amparo Maternal (HAM).
 
Com a presença de representantes de diversas unidades que integram a rede assistencial do município, as unidades apresentaram as atividades e ações realizadas nos últimos meses dos seus projetos de humanização 
 
Do HMG, destacam-se como práticas bem sucedidas, as rodas de violão que acontecem no espaço interativo da academia ao ar Livre, o bingo e as sessões de cinema. Já por parte do HDSA, o maior destaque foi para a semana de enfermagem, com diversas atividades voltadas para o bem estar de seus pacientes e profissionais, além da disponibilização de um informativo com orientações nutricionais entregue aos principais perfis de pacientes que passam pela unidade.
 

A expectativa é que o sucesso deste encontro resulte na realização de visitas de intercâmbio dos representantes das comissões nas unidades mais ativas, com o intuito de fortalecer ainda mais a rede de humanização. “O encontro foi marcado pela troca de ótimas ideias e pelo fortalecimento do compromisso com a humanização dos cuidados em saúde, promovendo um ambiente mais acolhedor e humanizado para todos os pacientes e colaboradores das unidades públicas de saúde”, destacou Juliana Marques, presidente da comissão de humanização do HMG.