Prefeitura de São Paulo já atendeu mais de dois mil animais em missão no RS

Animais atendidos no hospital de campanha montado pela Cosap também foram cadastrados em plataforma online; equipe permanece até 10 de julho em Canoas

Foto mostra uma mulher carregando em seu colo um cão de pelagem preta; atrás dela vê-se uma tenda fechada com plástico, identificada com o  brasão da cidade de São Paulo e na qual também está escrito "São Paulo - cidade amiga dos animais"

Vista externa do hospital de campanha montado pela Cosap (Acervo/SMS)

Desde o dia 13 de maio, quando iniciou sua atuação em Canoas, no Rio Grande do Sul, por meio de um hospital veterinário de campanha, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já atendeu milhares de animais de estimação que foram resgatados na cidade, uma das mais afetadas pelas enchentes que ocorreram no estado.

Desde o início da ação de auxílio no estado do Sul, 52 profissionais já atuaram no hospital, sendo 46 veterinários.

Até 19 de junho, eles realizaram 2.270 consultas e avaliações, 1.677 microchips, 2.212 exames bioquímicos e de imagem, 361 castrações e mais de 80 cirurgias, além disso, 1.432 animais já foram cadastrados na plataforma desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) da SMS para o registro dos animais, de forma a facilitar o reencontro com seus tutores.

Na primeira fase da operação da prefeitura no hospital de campanha, a equipe de veterinários dedicou-se à vacinação e cadastro (com foto, número do microchip e descrição) dos animais abrigados, além da realização de exames e cirurgias. Na segunda etapa, uma equipe passou a realizar a castração dos animais visando o controle reprodutivo e o preparo para uma possível adoção daqueles que não foram resgatados por seus tutores.

Segundo a coordenadora da Cosap, Analy Xavier, a missão em Canoas se encerra no próximo dia 10 de julho. “Ao longo desse período no Rio Grande do Sul criamos um vínculo muito forte com aquele local, aquelas pessoas e com os animais que pudemos atender. Temos orgulho da participação de todos os profissionais que estiveram e ainda estão lá, oferecendo o seu apoio e trabalho. Esta missão nos permite não apenas agregar conhecimento técnico, mas também exercer nossa solidariedade e humanidade”.

Segundo a coordenadora da Cosap, Analy Xavier, a missão em Canoas se encerra no próximo dia 10 de julho. “Ao longo desse período no Rio Grande do Sul criamos um vínculo muito forte com aquele local, com as pessoas e com os animais que pudemos atender; temos orgulho da participação de todos os profissionais que estiveram e ainda estão lá nessa missão repleta de solidariedade, respeito e dedicação.”