Saúde amplia parceria com Beneficência Portuguesa para projetos filantrópicos

Objetivo é fortalecer projetos focados na melhoria da saúde dos paulistanos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou a expansão do contrato de cooperação com o hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Em cerimônia realizada na instituição na manhã da última quarta-feira (12), foram assinados quatro termos aditivos que prevê a prorrogação e a ampliação de ações e serviços de saúde para a prestação de serviços médico-hospitalares e ambulatoriais.

“Sem dúvida essa é uma parceria muito importante. A saúde pública e suplementar devem andar juntas para construir uma rede assistencial. Cada vez mais essas parcerias se fazem necessárias. Temos que unir forças entre público e privado, se queremos fortalecer o sistema de saúde no nosso pais”, comentou o secretário-adjunto municipal da Saúde, Maurício Serpa.

Entre as ações da parceria colaborativa está o programa Cuidando de Todos Cardio. A iniciativa visa assegurar a cobertura de 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, com ênfase na conscientização, diagnóstico, prevenção, rastreamento e detecção precoce para controle das Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT). O projeto renovado contempla a nova versão do Cantinho do Cuidado de Todos nas UBSs em regiões com maiores taxas de mortalidade precoce por doenças do aparelho circulatório.

Outra ação é o programa Saúde Integral da Mulher. O projeto, financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), prevê estabelecer uma linha de cuidado com equipes especializada para a abordagem integral da saúde da mulher e a ampliação de vagas para cirurgias ginecológicas, como endometriose, uroginecológicas e miomas.

Além disso, foi assinada a ampliação da parceria para o projeto Boas Práticas em Cardiologia, também financiado pelo Proadi-SUS. O objetivo é qualificar os atendimentos em sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital para melhorar a qualidade assistencial nas urgências cardiológicas no SUS.

Por fim, foi prorrogado o convênio na área cardiológica. O contrato mantém vigente as cirurgias de alta complexidade cardiológica para bebês e crianças com cardiopatia congênita, assistência cardiológica que inclui cateterismo, angioplastias e cirurgias cardíacas em pacientes regulados pela pasta, ou seja, o paciente faz o atendimento primário na rede municipal de saúde e, caso seja necessário atendimento especializado, pode ser encaminhado para atendimento na BP.

Acesse as imagens do evento em: https://drive.google.com/drive/folders/1dC9vGkRflOrQJ-qctpr3Gx9c5QA9VKve?usp=sharing