Saúde cria núcleo para atender idosos acolhidos em serviços socioassistenciais do município

Iniciativa foi regulamentada em portaria publicada no último dia 7 de junho

Na última segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu profissionais de enfermagem que atuam nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e também em Centros de Acolhida Especial para Idosos (CAEIs), serviços que estão sob a gestão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

O objetivo do encontro foi discutir a atuação desses profissionais na rede de atenção à saúde, redefinir processos de trabalho, fluxos e o monitoramento das ações, conforme a portaria nº 365, publicada em 7 de junho. Por meio da portaria, a SMS regulamenta a implantação do Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Naspi) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de definir atribuições e competências dos profissionais de saúde nesses serviços.

“É um importante avanço para São Paulo e o Brasil, já que somos os pioneiros nessa iniciativa”, afirma a enfermeira Rosa Marcucci, coordenadora da Área Técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. “Políticas públicas precisam ser reavaliadas constantemente, pensando no aprimoramento dos serviços à população”, reitera a coordenadora, acrescentando que as melhorias surtirão impacto positivo na assistência prestada pelo município à população idosa.

Para a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, “É sempre um desafio o trabalho intersecretarial, e a nossa responsabilidade sobre essa parceria impacta diretamente na melhor qualidade de vida deste público”.