Mutirão de Combate a Dengue na Região Norte da Cidade

10/05/2022


MUTIRÃO DE INTENSIFICAÇÃO E COMBATE À DENGUE NA ZONA NORTE DA CIDADE DE SÃO PAULO


Conforme último Boletim Epidemiológico SE 18, foi observado que enquanto as demais regiões da cidade apresentam certa estabilidade no número de casos novos e até mesmo queda, a região da Coordenadoria Regional de Saúde Norte os casos apresentam tendência ainda de alta.

E também nessa região da cidade ocorreu os dois óbitos confirmados e registrados nas últimas semanas, um ocorrido em janeiro e um em abril deste ano, nos bairros de Casa Verde/Cachoeirinha e Vila Maria, respectivamente.

Importante esclarecer que fatores geográficos, como a proximidade de áreas de matas e florestas, além das condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, como calor e chuvas repentinas, têm sido determinantes para o cenário epidemiológico no local.

Para evitar novos casos, principalmente no período de sazonalidade da doença, a COVISA, por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e da Divisão Regional de Saúde (DRVS) da Zona Norte, em conjunto com a Secretaria de SubPrefeituras (SMSUB), realizará no dia 10 de maio, das 07h às 19h, uma intensificação das ações preventivas contra a Dengue nos seguintes distritos administrativos (DAs) no território.

Ação ocorrerá nos seguintes DAs:

 

Com ações de visitas casa a casa para identificação e eliminação de criadouros, nebulização veicular de inseticidas e sensibilização com orientações à população local sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A SMSUB realizará ações de zeladoria, como operações cata-bagulho e de combate ao descarte irregular de resíduos.

Cerca de 700 agentes de endemias de todas as regiões da cidade atuarão no mutirão, além de agentes comunitários de saúde (ACSs) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte. 

 

Confira aqui os endereços das ações que acontecerão na Zona Norte da Cidade. 

 

*imagens ilustrativas de ações realizadas na zona norte em 2023.


DEMAIS AÇÕES ESTRATÉGICAS DE COMBATE À DENGUE


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), tem investido continuamente no Programa Municipal de Combate à Dengue e demais Arboviroses. Em abril deste ano, começou a instalação de 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicidas, inicialmente em distritos específicos da cidade com histórico de maior incidência de casos de dengue. Os equipamentos são montados para que as fêmeas do Aedes aegypti (responsável pela disseminação da doença), após contato com o larvicida das armadilhas, distribuam o produto em seus criadouros a fim de eliminar o mosquito ainda em estágio larval, não permitindo que ele se desenvolva para sua fase adulta.

Em 2023, até o momento, já foram realizadas mais de 1,9 milhão de ações de prevenção ao Aedes aegypti na capital. Ao todo, foram 368.194 visitas casa a casa (entre rotina e intensificação), além de 16.376 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos e 1.481.524 bloqueios de criadouros e nebulização. Em 2022, foram cerca de 5 milhões de ações realizadas. As ações são realizadas por equipes formadas por cerca de 2 mil servidores, incluindo veterinários e biólogos, além de agentes de controles de endemias e ACSs. 

Para a sazonalidade de 2023, a SMS fez também outros investimentos como a ampliação da frota de veículos para transporte dos agentes de controle de endemias com incremento de 104 minivans; aquisição de 30 novos equipamentos de nebulização veicular e chamamento de concurso público para 703 novos servidores para a Rede Municipal de Vigilância em Saúde.

Além disso, com o objetivo de diminuir a proliferação do mosquito na capital, a Prefeitura realizou, em março, uma intensificação das ações de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue nos distritos administrativos com maior número de casos da doença na última semana epidemiológica.

 

 

Clique aqui para saber mais informações sobre as ações estratégicas de combate à dengue:

 


SAIBA MAIS


 Clique saber mais informações sobre:

 

 

-PÁGINA INICIAL: DENGUE E OUTRAS ARBOVIROSES - </