Dia 05 de maio - Dia Mundial de Higiene das Mãos

Aprenda como Higienizar as mãos em 5 passos

 

A higiene correta das mãos, salva vida todos os anos e é reconhecida mundialmente como uma medida primária para o controle de infecções, porém para isso acontecer precisamos nos unir em prol dessa campanha para minimizar a proliferação de bactérias e infecções.

O profissional da saúde que mantém a higiene das mãos, demonstra um sinal de respeito a quem procura atendimentos e protege seus pacientes de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e da Resistência Microbiana (RM).

A higienização das mãos é um procedimento simples, porém é subestimada até mesmo por profissionais de saúde. Mas você já conhece os 5 passos para higienização de suas mãos?

1. Umedeça as suas mãos com água limpa, corrente (morna ou fria), desligue a torneira e aplique sabão;

2. Ensaboe as mãos esfregando-as uma na outra com sabão;

3. Ensaboe as costas das suas mãos, entre os dedos e debaixo das unhas;

4. Esfregue as suas mãos durante pelo menos 20 segundos. Precisa de um temporizador? Cante duas vezes a canção “Parabéns” do começo ao fim.

5. Enxague as suas mãos em água limpa, corrente e finalize secando suas mãos utilizando uma toalha limpa ou seque-as com jatos de ar quente.

A lavagem correta das mãos também auxilia no combate dos vírus epidemiológicos, como vivenciamos na pandemia de coronavírus. Por isso, lavar as mãos de forma adequada, com água e sabão, e na falta destes usar álcool gel 70% é tão importante.

O dia 5 de maio foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo como foco a conscientização de profissionais de saúde e à população em geral, criando o hábito dos passos corretos de se higienizar corretamente nossas mãos.

Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize suas mãos

A campanha deste ano tem como foco envolver os profissionais de saúde, Núcleos de Segurança do Paciente, Gestores de Políticas Públicas voltadas para educação, serviço de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, assim como usuários dos serviços de saúde seja privado ou pública.

Deve haver estrutura adequada para a prática de higienização das mãos, acompanhada de atividades educativas contínua por equipe multiprofissional e envolvimento do paciente em seus cuidados.