Mutirão de Combate a Dengue

Região norte de São Paulo recebe mutirão contra dengue.

Conforme último Boletim Epidemiológico SE 18, foi observado que enquanto as demais regiões da cidade apresentam certa estabilidade no número de novos casos e até mesmo queda, a região da Coordenadoria Regional de Saúde da zona Norte apresenta tendência de grande aumento.

Nas regiões do bairro da Casa Verde/Cachoeirinha e Vila Maria, ocorreram dois casos de óbitos confirmados nas duas últimas semanas, sendo que um ocorreu em janeiro e o outro em abril deste deste ano.

Importante esclarecer que fatores geográficos, como a proximidade de áreas de matas/florestas e condições climáticas favoráveis, podem ajudar na proliferação do mosquito Aedes aegypti, e isso acaba sendo determinantes para o cenário epidemiológico no local fique agravado.

Para evitar novos casos, principalmente no período de sazonalidade da doença, a COVISA, por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e da Divisão Regional de Saúde (DRVS) da Zona Norte, em conjunto com a Secretaria de SubPrefeituras (SMSUB), realizará no dia 10 de maio, das 07h às 19h, uma intensificação das ações preventivas contra a Dengue nos seguintes distritos:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), tem investido continuamente no Programa Municipal de Combate à Dengue e demais Arboviroses. Em abril deste ano, começou a instalação de 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicidas, inicialmente em distritos específicos da cidade com histórico de maior incidência de casos de dengue. Os equipamentos são montados para que as fêmeas do Aedes aegypti (responsável pela disseminação da doença), após contato com o larvicida das armadilhas, distribuam o produto em seus criadouros a fim de eliminar o mosquito ainda em estágio larval, não permitindo que ele se desenvolva para sua fase adulta.


Confira aqui os endereços das ações que acontecerão na Zona Norte da Cidade.