Saúde destaca segurança da vacina contra gripe e a importância de imunizar-se

Iniciada em 10 de abril, campanha anual da capital está aberta a toda a população com mais de seis meses de idade

Com o início do inverno, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de vacinar-se contra a gripe. Desde o dia 10 de abril a SMS conduz a campanha de imunização contra o vírus influenza, que está disponível para toda a população com idade acima de seis meses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Até o último dia 20 de junho, haviam sido aplicadas 2.996.448 doses do imunizante contra a influenza, o que corresponde a 40,77% da população elegível na capital. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a vacinação anual contra a gripe como a maneira mais eficaz de preveni-la, sendo que a meta para conter a circulação do vírus e reduzir quadros graves é de 90% de cobertura entre grupos prioritários.

Além disso, é importante lembrar que a vacina é extremamente segura e deve ser tomada todos os anos para evitar a infecção pelos tipos de influenza que circulam, especialmente no inverno, quando as campanhas são realizadas. Vale destacar ainda que a vacinação contra a gripe é especialmente importante para grupos mais vulneráveis a outras doenças, como o dos idosos, e pode ser feita simultaneamente à da Covid-19.

Veja a seguir algumas perguntas e respostas sobre questões relacionadas à segurança da vacina contra o vírus influenza:

A vacina contra gripe pode provocar gripe?
Não, a vacina não causa a doença, uma vez que é composta por vírus inativados, fragmentados e purificados.

Quais são as reações à vacina?
As reações mais comuns são dor e sensibilidade no local da aplicação, que geralmente passam em dois dias. Manifestações gerais leves, como febre, mal-estar e mialgia podem começar entre 6 e 12 horas depois da vacinação e persistir por um a dois dias. Estas são sinais do corpo reconhecendo o antígeno e agindo para produzir anticorpos que irão proteger o organismo.

A vacina pode provocar outras doenças?
Não. O Ministério da Saúde (MS) reitera que todas as vacinas são seguras, passam por rigorosos testes de eficácia e segurança antes de serem aprovadas e aplicadas na população.

A vacina da gripe pode ser aplicada juntamente com outras vacinas?
Sim, é seguro para todas as faixas etárias tomar a vacina da gripe junto a outros imunizantes.

Onde tomar a vacina na cidade de São Paulo?
De segunda a sexta-feira, em qualquer UBS ou AMA/UBS Integrada, das 7h às 19h, e aos sábados e feriados nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h.
A relação de todas as unidades de saúde da capital está disponível na plataforma Busca Saúde.