Divisão de Vigilância Epidemiológica da COVISA realiza ação educativa para higienização das mãos

O Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar NMCIH organizou a atividade no intuito de disseminar bons hábitos na higienização das mãos

Equipe do NMCIH/DVE/COVISA responsável pela ação de higienização das mãos

 

Na última segunda feira (06/05), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município de São Paulo (COVISA) organizou uma ação para disseminar importância da higienização das mãos. O evento foi realizado em frente ao refeitório do prédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a abordagem de funcionários da secretaria que estavam a caminho do local para almoçar.

A ação foi uma alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, comemorado no dia 05 de maio. A data foi estabelecida pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), e o objetivo é enfatizar a importância da higienização das mãos nos cuidados com a saúde. “Salve Vidas – Higienize suas mãos” é o nome da campanha de 2024 e o intuito é promover conhecimento e desenvolver habilidades de prevenção e controle de infecções, incluindo a higienização das mãos, aos profissionais da saúde e cuidadores.

 

A equipe encarregada do evento foi o Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar (NMCIH), da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da COVISA. Os membros se revezaram em abordar os funcionários a caminho do refeitório, e ensinar a técnica correta preconizada pela ANVISA de higienizar as mãos com álcool e água e sabão. Além disso, realizaram também uma experiencia prática com guache para evidenciar a eficácia do método, que consegue limpar toda a mão.

Equipe do NMCIH/DVE/COVISA ensinando a forma correta de como higienizar as mãos

Foto da ação educativa para higienização das mãos

 

A Higienização das mãos é um termo geral usado para à lavagem das mãos, aplicação de produtos (como álcool em gel) ou antissepsia cirúrgica nas mãos. Esses são procedimentos simples e fundamentais na prevenção de infecções relacionadas a assistência a saúde e na comunidade. A higienização das mãos, quando correta e oportuna (no ponto de assistência), protege o paciente, os profissionais da saúde e o ambiente de atendimento, contra a contaminação por microrganismos que possam causar doenças. É muito comum a subestimação da prática, por isso é tão importante a realização de eventos para conscientização do tema.

“Esse é um procedimento básico, fundamental para prevenir as infecções hospitalares e relacionadas a saúde. Então vejam como é importante essa atividade realizada pelo Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar da DVE/COVISA. A gente conta com a participação e apoio de todos para divulgar a importância desse tema no dia a dia das pessoas e na assistência de pacientes nos serviços de saúde”. Evidencia o Coordenador do NMICH/DVE/COVISA, Milton Lapchik.

Para a correta higienização das mãos, é necessária a aplicação do produto (álcool ou água com sabão), após isso, é necessário friccionar as palmas das mãos entre si, espalhando o produto. Logo após é preciso espalhar o produto no dorso das mãos, entre os dedos, no dedão e nas unhas. É fundamental passar os produtos em toda a extremidade das mãos para uma proteção completa. A equipe do NMICH ainda vai realizar mais duas ações na terça-feira (07), com alunos da UNINOVE. Para mais informações sobre O Dia Mundial de Higiene das Mãos e sobre a importância da prática clique aqui.