O Projeto de Implementação dos Núcleos de Vigilância em Saúde na Atenção Básica é semifinalista no Premia Sampa 2024

O prêmio tem como intuito reconhecer projetos de inovação pública no município de São Paulo

Na quinta-feira, 02 de maio, a Secretaria Municipal de Gestão, divulgou os semifinalistas do Premia Sampa 2024. O trabalho de implementação dos Núcleos de Vigilância em Saúde na Atenção Básica (NUVIS-AB) é um dos semifinalistas e está concorrendo na categoria “Larga Escala”. O programa é o único concorrente da Secretaria Municipal da Saúde nesta categoria, e está concorrendo junto de outros 5 projetos.

O Premia Sampa é o prêmio bienal de inovação pública da cidade de São Paulo realizado pela Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e do Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo (Lab11). O prêmio conta com seis categorias (Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas, Linguagem Simples e Inovação Aberta) e avalia os projetos inscritos por meio de três etapas distintas, sendo a Comissão Julgadora responsável pela terceira fase e pela escolha final dos vencedores da edição. 

Além do projeto de implantação dos NUVIS-AB, os projetos semifinalistas da Categoria “Larga Escala” são: “Novo canal de atendimento: Chat SP156” e “Digitalização de Serviços Públicos – SP156” realizados pela SMIT; “Contratos.gov.br – Sistema unificado de gestão contratual na Prefeitura de São Paulo” projetado pela SEGES; “Programa Sampa + Rural” feito pela SMDET; e “Faixa Azul” realizado pelo CET/SMT.

Para mais informações sobre os semifinalistas clique aqui

Implementação dos Núcleos de Vigilância em Saúde das UBS (NUVIS-AB) de São Paulo

A implantação dos NUVIS-AB nas UBS e Centros de Saúde do município de São Paulo foi instituída pela Portaria SMS.G nº741/22. A meta de 100% estava prevista para 2025, mas foi antecipadamente alcançada no início de 2023.

 As premissas básicas do trabalho dos NUVIS-AB têm sido: basear-se no conceito ampliado de vigilância em Saúde, deixando o foco apenas no agravo/doença já instalados, direcionando o olhar para promoção, prevenção e controle de riscos e constituir um grupo multiprofissional, ampliando a participação de diferentes categorias profissionais neste processo na UBS.

No intuito de aprimorar a rotina de trabalho dos NUVIS-AB, na segunda-feira, 6 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo, realizou a Primeira Oficina Para Apoiadores dos Núcleos de Vigilância em Saúde das UBS (NUVIS-AB) de São Paulo. O evento aconteceu no anfiteatro da Uninove e o público alvo foram os profissionais da Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS), Divisões Regionais de Vigilância em Saúde (DRVS), Supervisões Técnicas de Saúde (STS), Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST).

O evento ocorreu durante a manhã e tarde do dia 6. No período matutino, as atividades foram iniciadas com palestras ministradas por: Breno Souza de Aguiar (GISA/CEINFO/SMS), Geraldine Madalosso (CIEVS/DVE/COVISA/SMS), José Olímpio Moura de Albuquerque (CIEVS/COVISA/SMS) e Selma Anequini Costa (CAB/SMS). Os temas abordados nas palestras foram: Territorialização: o conhecimento do território para eleger prioridade em saúde e planejar; Tipos de indicadores de saúde e cálculos; Geoprocessamento - Mapas e dados para o nível local do SUS no Município de São Paulo; Painéis de Monitoramento – Dashboard.

Durante a tarde, os participantes vivenciaram uma oficina prática para levantamento de necessidades no processo de trabalho dos NUVIS-AB. Confira as fotos do evento: