O Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar continua as ações educativas para higiene das mãos

A equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) preparou atividades para ensinar as técnicas de higiene das mãos aos alunos da UNINOVE

Imagens da Equipe do DVE/NMCIH realizando a atividade de higienização das mãos

Durante o mês de maio, o Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar (NMCIH), da DVE/COVISA, realiza atividades para firmar a campanha mundial de Higiene das Mãos. Promovida pela OMS e ANVISA, o objetivo é: “Promover o conhecimento e a capacitação dos profissionais de saúde por meio de treinamento e educação inovadores e impactantes sobre prevenção e controle de infecções, incluindo a HM”. O nome da campanha de 2024 é: “Salve Vidas – Higienize suas mãos” As atividades são realizadas em maio, pois no dia 5 é comemorado o Dia mundial da Higienização das mãos.

No dia 7 de maio, a equipe do NMCIH realizou atividades educativas de higienização das mão com 85 alunos do cursos de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia da UNINOVE. No dia 14, outra ação foi realizada na clínica de atendimentos odontológicos, com 62 alunos também da UNINOVE. Além da temática aplicada com os demais alunos, foi abordado uso racional de luvas e a adaptação do tema a assistência odontológica.

A ação teve boa receptividade dos professores e alunos, os comentários que surgiram durante a atividade envolviam a importância do assunto para a prática assistencial dos alunos o conhecimento da técnica de HM foi o tema abordado com maior curiosidade dos alunos. Destaque para a atividade dentro da clínica odontológica com exemplos sobre a possibilidade de prevenção de IRAS nesta prática específica somando aos conhecimentos acadêmicos sobre segurança do paciente.

A Higienização das mãos é um termo geral usado para à lavagem das mãos, aplicação de produtos (como álcool em gel) ou antissepsia cirúrgica nas mãos. Esses são procedimentos simples, porém fundamentais. A higienização das mãos, quando correta e oportuna (no ponto de assistência), protege o paciente, os profissionais da saúde e o ambiente de atendimento, contra a contaminação por microrganismos que possam causar doenças. É muito comum a subestimação da prática, por isso é tão importante a realização de eventos para conscientização do tema.

“Esse é um procedimento básico, fundamental para prevenir as infecções hospitalares e relacionadas a saúde. Então vejam como é importante essa atividade realizada pelo Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar da DVE/COVISA. A gente conta com a participação e apoio de todos para divulgar a importância desse tema no dia a dia das pessoas e na assistência de pacientes nos serviços de saúde”. Evidencia o Coordenador do NMICH/DVE/COVISA, Milton Lapchik.

Para a correta higienização das mãos, é necessária a aplicação do produto (álcool ou água com sabão), após isso, é necessário friccionar as palmas das mãos entre si, espalhando o produto. Logo após é preciso espalhar o produto no dorso das mãos, entre os dedos, no dorso dos dedos, no polegar, nas polpas dos dedos e unhas. É fundamental passar os produtos em toda a extremidade das mãos para uma proteção completa.

Para mais informações sobre O Dia Mundial de Higiene das Mãos e sobre a importância da prática clique aqui. A equipe do NMCIH também realizou ações no refeitório da SMS. Para mais informações clique aqui.