CRST Mooca realiza o I Fórum Regional de Matriciamento em Saúde do Trabalhador na região Sudeste

A reunião tem como enfoque preparar profissionais da saúde do município acerca dos temas relacionados a saúde do trabalhador

 

Imagem do I Fórum Regional de Matriciamento em Saúde do Trabalhador da região Sudeste

 

Na semana passada, no dia 7 de junho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Mooca (CRST - Mooca), em conjunto da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), realizou o I Fórum Regional de Matricialmento em Saúde do Trabalhador da região. O evento foi realizado no Auditório da STS Vila Prudente/Sapopemba durante o período da manhã, das 9 às 12 horas.

O tema de reunião foi “Cuidando de quem cuida: profissionais da saúde em foco”. O evento teve apresentações sobre qualidade de vida e trabalho, transtornos mentais relacionados ao trabalho e vivencias de práticas corporais integrativas. O objetivo do fórum é o fortalecimento do espaço regional de discussão e matriciamento em saúde do trabalhador. O público-alvo são os profissionais que compõe a Rede de Atenção à Saúde na região Sudeste.  

O evento teve a presença de trabalhadores dos CRST’s, das Divisões Regionais de Vigilância em Saúde (DRVS), das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além de membros do Gabinete e da DVISAT da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Paulo (COVISA).

A implantação dos Fóruns Regionais de Matriciamento em Saúde do Trabalhador no Município de SP, é meta do Plano Municipal da Saúde (PMS 2022-2025), e da Agenda de Desenvolvimento Sustentável ODS, como umas das ações estratégicas para atingimento da meta 8.8.  dos ODS.

Desde 2014, ocorre anualmente o curso semipresencial de Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde - RAS, além do objetivo de capacitar os profissionais da Rede para as ações em Saúde do Trabalhador, tem o objetivo de fomentar a Formação dos Fóruns Regionais de Matriciamento em Saúde do Trabalhador nas RAS. O curso é uma estratégia de sensibilização da Rede de Atenção na implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora PNSTT.

A Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT), da Covisa do município de São Paulo, tem papel fundamental na implementação dos Fóruns Regionais de Matriciamento em Saúde do Trabalhador. A divisão trabalha tanto na formulação quanto na implantação da atividade como uma estratégia de gestão para matriciamento de Saúde do Trabalhador na RAS.

Esse é o primeiro Fórum Regional de Matriciamento em Saúde do Trabalhador realizado pela região sudeste. Região que abrange as UVIS Ipiranga, Jabaquara/Vila Mariana, Mooca/Aricanduva, Penha e Vila Prudente/Sapopemba. Veja mais fotos do evento abaixo.