Projeto de Implementação dos Núcleos de Vigilância em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde fica em 2° Lugar no Premia SAMPA

O trabalho concorreu na categoria Larga Escala e foi um dos projetos prestigiados na premiação que busca reconhecer trabalhos que promovem inovações públicas na cidade de São Paulo

Equipe do Projeto de Implementação dos Núcleos de Vigilância em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebendo o Prêmio 

         Na última segunda-feira, dia 24, a Secretaria Municipal da Gestão (SEGES) por meio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e do Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo (Lab11), realizou o Premia Sampa 2024. A Secretaria Municipal da Saúde teve alguns trabalhos prestigiados na fase final do prêmio, em destaque, o projeto de Implementação dos Núcleos de Vigilância em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) (NUVIS-AB) ficou em segundo lugar em uma das categorias reconhecidas.

           O Premia Sampa é o prêmio bienal de inovação pública da cidade de São Paulo. Ele conta com seis categorias (Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas, Linguagem Simples e Inovação Aberta) e avalia os projetos inscritos por meio de três etapas distintas, sendo a Comissão Julgadora responsável pela terceira fase e pela escolha final dos vencedores da edição.

           Na edição de 2024, a categoria Inovação Aberta não teve projetos classificados, sendo assim foram premiadas cinco categorias diferentes: Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas e Linguagem Simples.

             O projeto de implantação dos NUVIS-AB, concorreu na categoria Larga Escala e ficou em segundo lugar. O projeto vencedor da categoria foi o “Faixa Azul” realizado pelo CET/SMT. Além destes, concorreram nessa categoria também: “Novo canal de atendimento: Chat SP156” e “Digitalização de Serviços Públicos – SP156” realizados pela SMIT; “Contratos.gov.br – Sistema unificado de gestão contratual na Prefeitura de São Paulo” projetado pela SEGES; e “Programa Sampa + Rural” feito pela SMDET.

           Outro projeto realizado pela Secretaria da Saúde prestigiado no evento foi “A construção do Guia Simples sobre covid-19: uma vivência sobre linguagem simples na Secretaria Municipal da Saúde”. O trabalho foi finalista na categoria “Linguagem Simples” e concorreu com os projetos: “Glossário de Compras Públicas da Prefeitura do Município de São Paulo” realizado pela SEGES; “Implantação da Metodologia BIM - Modelagem da Informação da Construção” projetado pela SEHAB; “Manual de Prestação de Contas de Parcerias – SMDHC” e “Curso Parceria Descomplicada” feitos pelo SMDHC; e o projeto vencedor “SOFIA - Solução da Fazenda em Inteligência Artificial” criado pela SF.

        A premiação foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Youtube da Secretaria Municipal de Gestão, com a possibilidade de comentários da audiência online. O vídeo do evento também se encontra disponível no mesmo canal da transmissão. Clique aqui para assistira na íntegra.

 

Projeto de implementação dos Núcleos de Vigilância em Saúde nas UBS (NUVIS-AB) de São Paulo

            A implantação dos NUVIS-AB nas UBS e Centros de Saúde do município de São Paulo foi instituída pela Portaria SMS.G nº741/22. A meta de 100% estava prevista para 2025, mas foi antecipadamente alcançada no início de 2023.

            As premissas básicas do trabalho dos NUVIS-AB têm sido: basear-se no conceito ampliado de vigilância em Saúde, deixando o foco apenas no agravo/doença já instalados, direcionando o olhar para promoção, prevenção e controle de riscos e constituir um grupo multiprofissional, ampliando a participação de diferentes categorias profissionais neste processo na UBS.

             No intuito de melhorar ainda mais o projeto, na segunda-feira, 6 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo, realizou a Primeira Oficina Para Apoiadores dos Núcleos de Vigilância em Saúde das UBS (NUVIS-AB) de São Paulo. O evento aconteceu no anfiteatro da Uninove e o público alvo foram os profissionais da Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS), Divisões Regionais de Vigilância em Saúde (DRVS), Supervisões Técnicas de Saúde (STS), Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST).

           O evento ocorreu durante a manhã e tarde do dia 6. No período matutino, as atividades começara as 8h e foram realizadas tarefas teóricas. As palestras foram ministradas por: Breno Souza de Aguiar (GISA/CEINFO/SMS), Geraldine Madalosso (CIEVS/DVE/COVISA/SMS), José Olímpio Moura de Albuquerque (CIEVS/COVISA/SMS) e Selma Anequini Costa (CAB/SMS). Durante a tarde, o Centro de Atenção Básica realizou uma oficina prática que foi finalizada às 16 horas.

             Os temas abordados nas palestras foram: Territorialização: o conhecimento do território para eleger prioridade em saúde e planejar; Tipos de indicadores de saúde e cálculos; Geoprocessamento - Mapas e dados para o nível local do SUS no Município de São Paulo; Painéis de Monitoramento – Dashboard.