CRST Freguesia do Ó realiza o I Fórum Regional de Matriciamento em Saúde do Trabalhador da região Norte

O encontro tem como enfoque preparar profissionais da saúde do município acerca dos temas relacionados a saúde do trabalhador

 

Imagem do I Fórum Regional de Matriciamento em Saúde do Trabalhador da região Norte

Na última quarta-feira, 19 de junho, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Freguesia do Ó (CRST - FÓ) e em conjunto da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) realizou o I Fórum Regional de Matricialmente em Saúde do Trabalhador do CRST-FÓ / CRS – Norte. O evento foi realizado no auditório do Hospital Maternidade Cachoerinha durante o período da manhã, das 9 às 12 horas.

O evento teve a presença de trabalhadores dos CRST’s, dos Núcleos de Vigilância em Saúde na Atenção Básica (NUVIS), das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA), e dos Postos de Saúde (PS) do município, além de membros do Gabinete e da DVISAT da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Paulo (COVISA).

A mesa de abertura da atividade foi composta pelas autoridades presentes: Luís Henrique Ferreira, assessor do coordenador da COVISA; Dra. Karina Falco, Diretora Regional da Vigilância em Saúde da CRS Norte; Cecilia Martins, socióloga e assessora técnica da DVISAT, representando o diretor da DVISAT; e Yamara Bragatto, coordenadora do CRST FÓ.

O fórum teve como objetivo apresentar ao território da CRS Norte, as ações realizadas pelo CRST - FÓ, na assistência, vigilância e educação permanente, bem como aproximar o serviço com os equipamentos da RAS. Demonstrado aos participantes a linha do tempo na construção da Saúde do trabalhador no Município de SP, sempre contando com o Controle Social atuante e participativo, até o momento.

A implantação dos Fóruns Regionais de Matriciamento em Saúde do Trabalhador no Município de SP, é meta do Plano Municipal da Saúde (PMS 2022-2025), e da Agenda de Desenvolvimento Sustentável ODS, como umas das ações estratégicas para atingimento da meta 8.8.  dos ODS.

Desde 2014, ocorre anualmente o curso semipresencial de Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde - RAS, além do objetivo de capacitar os profissionais da Rede para as ações em Saúde do Trabalhador, tem o objetivo de fomentar a Formação dos Fóruns Regionais de Matriciamento em Saúde do Trabalhador nas RAS. O curso é uma estratégia de sensibilização da Rede de Atenção na implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora PNSTT.

A Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT), da COVISA do município de São Paulo, tem papel fundamental na implementação dos Fóruns Regionais de Matriciamento em Saúde do Trabalhador. A divisão trabalha tanto na formulação quanto na implantação da atividade como uma estratégia de gestão para matriciamento de Saúde do Trabalhador na RAS.

 

Esse é o primeiro Fórum Regional de Matriciamento em Saúde do Trabalhador realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Freguesia do Ó. A Região Norte abrange às UVIS Casa Verde/Cachoeirinha, UVIS Freguesia do Ó/Brasilândia, UVIS Pirituba, UVIS Perus, UVIS Jaçanã/Tremembé, UVIS Santana/Tucuruvi, UVIS Vila Maria/Vila Guilherme. Veja mais fotos do evento abaixo