DVISAM da COVISA realizou evento para Qualificação em Saúde Ambiental

O encontro tratou temas relacionados a populações expostas à poluição do ar

Abertura da Diretora de Vigilância em Saúde Ambiental Magali Antonia Batista

Nesta terça-feira (26), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), por meio da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM), realizou a Qualificação em Saúde Ambiental relacionada às populações expostas à poluição do ar (Programa VIGIAR). O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo, durante a manhã do dia 26 de junho.

O evento foi organizado e realizado pela Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM), com a intenção de preparar os profissionais da saúde acerca dos temas estudados no VIGIAR. O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado a Populações Expostas à Poluição do Ar do Município de São Paulo - VIGIAR, desenvolve ações visando a promoção da saúde da população exposta aos fatores ambientais relacionados aos poluentes atmosféricos. Para mais informações clique aqui.

Estiveram presente na reunião os pontos focais das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), interlocutores das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), pontos focais das Unidades de Saúde que compõe as Unidades Sentinela do Programa VIGIAR e profissionais da COVISA. No total, 80 pessoas compareceram e acompanharam as apresentações

A capacitação foi conduzida pela Diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Magali Antonia Batista, pelo Coordenador do Núcleo de Vigilância de Riscos e Agravos à Saúde Relacionados ao Meio Ambiente, Cleuber José de Carvalho e as técnicas Renata Campos Lara e Juliana Yuri Nakayama do Programa VIGIAR.

As palestras realizadas tinham como foco apresentar o histórico da poluição do ar e tratados ambientais, evidenciar poluentes atmosféricos e seus efeitos à saúde e falar das ações do Programa VIGIAR (Identificação de fontes fixas, Baixa umidade relativa do ar e Unidades Sentinela). Após as palestras, houve o relato de caso da Unidade Sentinela da AMA Sé, apresentado pela assistente social da AMA Sé, Caroline Mota Silva.

Veja mais fotos da Qualificação abaixo: