COVISA realiza reunião para a apresentação dos Indiciadores do SISVAN

Os indicadores nutricionais disponibilizados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional contemplam um conjunto de indicadores essenciais à saúde.

 

Reunião para discussão dos dados disponibilizados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional

 

Na quinta-feira, 27 de junho, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) realizou o encontro para apresentação e discussão da Análise descritiva dos Indicadores de Saúde e Nutrição que compõe o SISVAN. A reunião este ano contou com 33 representantes de diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como a Secretaria Executiva de Atenção Básica Especialidades e Vigilância em Saúde (SEABEVS), Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEINFO), áreas técnicas da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), Gabinete - COVISA, Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE/COVISA) e Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANT/DVE/COVISA), e representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde

Os indicadores nutricionais contemplam um conjunto de indicadores essenciais à saúde. O Ministério da Saúde materializa essa informação através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), que tem como objetivo descrever e predizer de maneira contínua as tendências das condições de alimentação e nutrição da população, por ciclos de vida, deste modo identifica o cenário e a magnitude da má nutrição, suas desigualdades e a importância para as políticas públicas.

Durante a apresentação dos dados descritivos do SISVAN foi abordado a sindemia dos indicadores nutricionais e como o estado nutricional acompanhou a transição epidemiológica da população em todos os ciclos de vida e como influenciou na morbimortalidade da população. Foram apresentados os indicadores nutricionais (Estado nutricional e Consumo alimentar) que são monitorados como fonte de inteligência, servindo como informação sentinela capaz de antecipar tendencias de melhorias ou de riscos, e sobre desigualdades socias e nortear políticas públicas.

Foram destacados no evento também a evolução quanto a qualificação dos dados e melhora dos resultados, e sua importância para a tomada de decisões, o que impactou na melhora da cobertura do SISVAN em todas as regiões do município em relação ao ano anterior. 

            Veja mais fotos do evento abaixo: