Presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo visita o Comando Geral da GCM

 A primeira visita de um presidente do legislativo municipal à sede do Comando Geral da GCM, desde sua criação, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 02/03. O vereador Antonio Donato foi recebido pelo comandante geral da GCM, Inspetor de Divisão Gilson Menezes e pelo subcomandante da corporação, Inspetor de Divisão Vanderlei Bento Barbosa para conhecer as instalações do Comando e acompanhar um pouco mais de perto como ocorrem o planejamento e execução das ações da Guarda Civil Metropolitana.

O encontro ocorre em um momento de grande cooperação entre a Câmara Municipal de São Paulo e a GCM, após os recentes reconhecimentos por parte do poder legislativo da cidade dos relevantes serviços prestados pela Guarda Civil. “A GCM é uma instituição estratégica para a segurança do município e estamos vivendo um momento singular para a Guarda com a aprovação de importantes Projetos de Lei”, afirmou o vereador, que continuou. “A GCM está ajudando a aumentar a sensação de segurança na cidade e a Câmara será parceira da Guarda, ajudando a estruturá-la para que possa prestar bons serviços à cidade”.
Foi apresentada ao presidente da Câmara a Central de Telecomunicações e Videomonitoramento, a Central 153, que tem atendido em média 3.000 solicitações diárias, a sala de situação, utilizada para o gerenciamento de grandes operações que envolvam atuações conjuntas com outros órgãos. Na Central, o vereador pôde conhecer o passo a passo do atendimento de uma ocorrência, desde um possível flagrante pelas câmeras da Cetel, até o despacho de uma viatura pela sala rádio.

Na Suplan, a comandante superintendente Sandra Periticarrari apresentou os minuciosos métodos de planejamento implantados pela corporação, como o Sistema de Informação Gerencial (SIG), que acompanha todas as atividades desenvolvidas pela GCM, bem como o quadro técnico de distribuição proporcional do efetivo, que possibilita realizar a movimentação do efetivo para unidades mais carentes de pessoal utilizando critérios claros.

O presidente também visitou e conheceu as atividades do Subcomando, da Superintendência de Defesa Ambiental, da Superintendência de Operações, da Divisão de Identificação Funcional e Porte de Arma e do setor responsável pela Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC).

Entre os projetos aprovados pela Câmara, o que instituiu a DEAC tem particularmente apresentado excelentes resultados, ao aumentar a quantidade de efetivo diário e principalmente por reduzir de forma muito expressiva o número de GCMs feridos em trabalhos extras fora da corporação e por possibilitar um ganho de renda relevante para os servidores.

Este e outros projetos têm dado novas perspectivas para a GCM e seus agentes. Segundo o comandante geral, Inspetor de Divisão Gilson Menezes, ao citar como exemplo a aprovação da reestruturação da carreira da Guarda Civil Metropolitana, a parceria com a Câmara Municipal pode tornar-se ainda mais frutífera. “Os trabalhos da Câmara tem ajudado a remodelar a Guarda e renová-la. Tudo que foi feito está se materializando e tornando a carreira da GCM uma das mais atrativas de toda a prefeitura. Isso mostra o quanto o legislativo paulistano se importa conosco”, completou o comandante.

Imagens

As imagens estarão disponíveis por 30 dias. Os créditos devem ser de Marcelo Ulisses/SMSU

Foto 1: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/imagem_023_1456940950.jpg
Foto 2: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/imagem_062_1456940956.jpg