GCM capacita profissionais da educação em respostas de emergências em ambiente escolar

  Teve início na segunda-feira, (04/04), a primeira fase do curso de capacitação em respostas de emergências em ambiente escolar, que será oferecido pela GCM, por meio do Centro de Formação em Segurança Urbana, a cerca de 7.000 servidores da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo.

O curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Secretaria da Educação e está sendo ministrado pelo Classe Distinta Márcio Ribeiro, que possui formação técnica em Emergência Médica pela California Highway Patrol, dos Estados Unidos. Também são instrutores a Classe Especial Roseli Paulina, a GCMf 1ª Classe Greicilene Cristina e o GCM 1ª Classe Natanael Rosa, todos com formação em Enfermagem.

O objetivo é alertar professores e profissionais da educação sobre os devidos cuidados em situações de emergência, como primeiros socorros, checagem dos sinais vitais, como agir em casos de enfermidades, como febre alta, dores ou conjuntivite e ainda a quem recorrer em casos mais graves.

De acordo com os instrutores, foi constatado que apesar de serem informações simples, muitos servidores ainda possuíam dúvidas sobre como proceder ou a quem procurar em situações emergenciais, o que muitas vezes dificulta ou retarda o socorro.

A primeira semana do curso aconteceu no CEU Pêra Marmelo, na região do Jaraguá. O curso será oferecido em diversas regiões da cidade. Nesta semana, as aulas estão acontecendo em São Mateus. A expectativa é que essa primeira fase dure até dezembro, recebendo uma média de cinquenta servidores por dia.

Foto: Marcelo Ulisses