“Cante com a Guarda”: Coral da GCM se apresenta no Complexo Prates e aula inaugural já conta com 30 participantes

Na manhã de hoje (23/07), o Coral da Guarda Civil Metropolitana se apresentou no Complexo Prates, com um público de aproximadamente cinqüenta pessoas.

O evento deu início ao novo projeto social da Secretaria Municipal de Segurança Urbana: o “Cante com a Guarda”, voltado às pessoas em situação de rua e dependentes químicos.

O repertório do Coral foi especialmente escolhido para incentivar os freqüentadores do Complexo Prates a aderirem ao projeto.

Para o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, que estava presente no evento, a melhor conquista dessa gestão é a abertura para mudanças: “Queremos uma GCM que estenda a mão às pessoas em situação de rua, nunca o contrário. É esse o legado que queremos deixar para a cidade São Paulo”.

A iniciativa, que ocorre em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), busca a reinserção social dos grupos acima, através da música e dentro das propostas do programa “Crack, é possível vencer” do Governo Federal.

Nesse projeto inovador, os membros do Coral da GCM ensinarão, entre outros temas, trabalhos rítmicos e saúde vocal aos freqüentadores do Complexo Prates, localizado na região da Luz.

Segundo o GCM Davi Bastos dos Santos, um dos regentes do Coral, “a música é arma que a corporação irá usar para se reaproximar da comunidade e resgatar a auto-estima do público do projeto”.

Inicialmente, o projeto será voltado apenas aos freqüentadores do Complexo Prates. De acordo com a aceitação do público, ele poderá se estender a outros centros de acolhida da capital paulista.

O “Cante com a Guarda” é mais uma ação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, baseada nos princípios de guarda comunitária, que busca uma aproximação cada vez maior entre a GCM e a população.

Trinta freqüentadores do complexo já procuraram a coordenação do projeto, a fim de participarem da aula inaugural, que ocorre na próxima quinta-feira (25/07), no auditório do Comando Geral da GCM.

Estiveram presentes no evento também o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cristina Cordeiro, o subcomandante da GCM, Hamilton Fernandes Ananias, o coordenador geral do Centro de Formação em Segurança Urbana da GCM, Luiz Geraldo de Souza Junqueira, entre outros.

Coral da GCM

Foi idealizado em setembro de 2001, pela Inspetora Regional Lídia Maria de Gouvêa, com o apoio do ex-comandante Geral da GCM, Joel Malta de Sá, que na época era Comandante Operacional Leste. Por sua vez, ele convidou o GCM Davi Bastos dos Santos, devido a sua formação musical, para organizar um grupo na corporação.

As atividades do Coral se deram a partir do primeiro ensaio, em uma sala emprestada da Universidade Cruzeiro do Sul, no dia 24 de outubro de 2001, após um processo de seleção dos voluntários.

Atualmente ele é composto por 23 integrantes e é regido pelo Classe Distinta José Carlos Milanez e pelo GCM Davi Bastos dos Santos, ambos com habilitação em canto lírico.

Desses vinte e três membros, quase a metade do grupo é a mesma desde a sua criação, além do regente Davi Bastos. São eles: Jair Vieira, Jeremias Bonfim, Marta Aparecida dos Santos, Keli Cristina da Silva, Claudia Fernanda Cordeiro, Sandra Regina Mota, Rosimeire Barros, Glaucia Leite e Eliana da Cunha.

O Coral da GCM já fez apresentações em hospitais, escolas públicas (CEI, EMEI e EMEF) e casamentos comunitários da cidade. Em média, ele faz cento e cinqüenta apresentações durante o ano, e o repertório inclui músicas em inglês, alemão, latim, espanhol e dialetos africanos e indígenas.

Aberto a todos os integrantes da GCM, os membros do Coral são selecionados através de testes de aptidão teórica e prática, na Divisão de Esporte e Cultura da GCM.

Vale ressaltar que, quando os guardas não estão empenhados em apresentações ou ensaios, eles desenvolvem atividades técnicas operacionais, nas diversas regiões de São Paulo.

Serviço:

Aula Inaugural no Comando Geral da GCM (Auditório)
Data: 25/07
Horário: 10h
Endereço: Rua General Couto de Magalhães, nº 444.

Imagens

As imagens ficarão disponíveis para download pelo período de um mês. O crédito é Guty/SMSU.

Foto 1 -www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1374593418.07

Foto 2 -www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1374593578.07

Foto 3 -www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1374593634.07

Foto 4 -www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1374593862.07

Foto 5 -www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1374593914.07

Foto 6 -www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1374593983.07

Confira o convite:  http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/convite_cante_com_a_guarda_1374515380.jpg