Guarda Civil Metropolitana participa do 1º Fórum de Defesa das Águas de Parelheiros

 O 1º Fórum de Defesa das Águas de Parelheiros aconteceu nesta segunda-feira, no Solo Sagrado, localizado na área do Jaceguava.

O objetivo foi reunir os diversos órgãos públicos competentes e setores da sociedade civil para dialogar acerca dos desafios e propostas visando integrar e fortalecer a gestão das áreas de proteção e recuperação dos mananciais das Sub-bacias Guarapiranga, Billings e Capivari Monos, todas localizadas na Subprefeitura de Parelheiros.

A abertura foi realizada pelo Subprefeito de Parelheiros Nilton Oliveira que apresentou um panorama da situação atual do uso e ocupação do solo e os principais vetores da crescente ocupação desordenada, assim como as dificuldades que a Subprefeitura enfrenta.

O Secretário Adjunto Claudio Schefer participou do evento e abordou os desafios que a Guarda Civil Metropolitana enfrenta em seu trabalho diário na área e constatação do aumento das áreas de invasão. Ele salientou sobre os meios utilizados pela GCM na área de Parelheiros, como a instalação da nova unidade ambiental, o monitoramento através de sobrevôo, o trabalho de resgate de animais silvestres que tem por finalidade conter e reverter o processo de degradação da região juntamente com os outros órgãos envolvidos.

O evento contou com a participação da Vice Prefeita da Cidade de São Paulo, Nádia Campeão, e de vários Secretários Municipais, representantes da esfera estadual e entidades civis representativas da região.

Além das autoridades municipais, compareceram no evento, o Superintendente Ambiental Roberto Crisostomo, representando o Comandante Geral Gilson Menezes, a Comandante Operacional Sul Regina Carla I. A. Souza, o Comandante Regional Carlos Bento da IRDAM Capivari Monos, os Comandantes Regionais Paulo Henrique Cheloni (IRCS), Maria das Dores Alves Oliveira (IRPA) e Clovis Oliveira (IRCA), os Inspetores Edson Bispo (representando a IRMB), Alexandre Andrade, Richard Soares e Marco Antonio, e um representante de cada unidade de destacamento ambiental (IRCS, IRCA, IRMB e IRPA), Deputado Federal Goulart e o Vereador Alfredinho.

No período desta tarde, serão compostos grupos com representantes do poder público e da sociedade civil, para elaboração de documento com desafios e propostas para melhorar a qualidade de vida nas áreas de mananciais de Parelheiros que será denominado Carta de Parelheiros.