SMSU lança o APP "Socorro Imediato" aplicativo utilizado no Programa Guardiã Maria da Penha

O projeto pretende prevenir e combater todas as formas de violência, monitorar o cumprimento das medidas protetivas, promover o acolhimento, orientação e encaminhamento das mulheres à rede de proteção.

Hoje mais um dia marcante para a Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Foi realizada uma coletiva de imprensa sobre novidades no Programa Guardião Maria da Penha.
O Secretário José Roberto Rodrigues de Oliveira, ao lado do Prefeito Bruno Covas, da Coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público Promotora Valéria Scarance, do Diretor Técnico da empresa que desenvolveu o SP+Segura Alex Berenguer e da Coordenadora do Programa Guardiã Maria da Penha, IS Elza Paulina de Souza, anunciaram duas importantes medidas para o Programa. Uma delas foi o lançamento da ferramenta “Socorro Imediato, que é mais um serviço à disposição das vítimas de violência doméstica com medidas protetivas deferidas pela justiça e assistidas pela rede municipal. E a outra novidade foi a ampliação do atendimento do Programa Guardiã Maria da Penha. Antes era realizado por 12 agentes e duas viaturas da GCM na região central. Agora contará com outros 12 guardas e duas viaturas na zona sul, e 6 agentes e uma viatura na zona norte.
O projeto pretende prevenir e combater todas as formas de violência, monitorar o cumprimento das medidas protetivas, promover o acolhimento, orientação e encaminhamento das mulheres à rede de proteção. Os GCMs que atuam no projeto são capacitados ao atendimento humanizado e eficiente.
Desde 2014, a iniciativa já realizou 42.814 visitas e atendeu 1.888 mulheres. Com a renovação do termo de cooperação entre a Prefeitura e o Ministério Público de SP a expectativa é atender a cidade inteira. Duas viaturas e 12 guardas civis metropolitanos - entre homens e mulheres – visitam e acompanham as vítimas nos últimos quatro anos no centro de São Paulo. Agora, com a expansão, haverá reforço de 18 agentes e três viaturas. A partir de novembro, 30 guardas-civis estarão capacitados para fazer o atendimento especializado das vítimas.
Além dos principais veículos de comunicação que estiveram presentes para publicar a notícia, autoridades também prestigiaram o evento, dentre elas: Comandante da GCM Carlos Alexandre Braga, Chefe de Gabinete da SMSU Celso Aparecido Monari, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Berenice Maria Gianella, Secretário Municipal de Justiça Rubens Rizek Junior, Secretário Comunicação Fábio Santos, Inspetora de Divisão Mônica Piovezan e GCMs integrantes do Programa Guardiã Maria da Penha.

Fotos: Ulisses / SMSU