Prefeitura de São Paulo implanta o Compstat Paulistano

Programa visa inibir crimes de oportunidade por meio de comparações estatísticas

 A Prefeitura de São Paulo comprometida com a segurança da cidade e com foco em unir segurança e tecnologia, implantou o programa Compstat Paulistano, sistema que teve origem em Nova York, nos Estados Unidos, utilizado para coibir a criminalidade por meio de dados estatísticos com informações geográficas e, dessa forma, antecipar-se à ocorrência.

Os dados, que são fornecidos pelo aplicativo SP+Segura e pelo Sistema INFOCRIM da Secretaria de Segurança Pública do Estado, são utilizados para auxiliar a Guarda Civil Metropolitana a realizar um planejamento estratégico para expandir o patrulhamento preventivo, principalmente em áreas de maior probabilidade de crimes.

O lançamento do novo programa ganhou destaque em uma reportagem especial do jornal Folha de S. Paulo, com entrevista do Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, que explicou todo o funcionamento do Compstat e o objetivo. “O principal foco é realizar atuação preventiva com crimes de oportunidade, por exemplo, furtos e roubos, já que são os crimes que mais afetam a sensação de segurança das pessoas”, explicou Secretário.

Este é mais um projeto implantado em São Paulo, que juntamente com o Dronepol, City Câmeras e SP+Segura, têm a finalidade de contribuir com a redução da criminalidade e melhorar a vida da população.

Confira a reportagem: https://bit.ly/2NjRJ8v