Guarda Civil Metropolitana realiza cerimônia de Passagem de Comando

Primeira mulher a ocupar o cargo de maior grau hierárquico na instituição.

 Foi realizada, nesta sexta-feira (05), a cerimônia da passagem de Comando da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza, assumiu o Comando, sucedendo o Inspetor Superintendente Carlos Alexandre Braga. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo de maior grau hierárquico na instituição que está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).
O Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, agradeceu pelo trabalho realizado até o momento e enfatizou sobre os novos avanços para a corporação.
O IS Braga despediu-se da tropa em forma, com um discurso emocionado, de agradecimento, informando que continuará lutando pela “nação azul marinho”.
A Comandante Elza ingressou na Guarda em 1986, como GCMF 3ª classe, fazendo parte da 1ª turma do Corpo Feminino da GCM. Passou por todos os cargos de carreira, foi classe especial, classe distinta, inspetora, inspetora de divisão, inspetora de agrupamento e inspetora superintendente.
Na coordenação da Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada da SMSU, a inspetora era a responsável pela operacionalização de diversos programas, de forma integrada com outros órgãos ligados à segurança. Elza também comandava o Programa de Mediação de Conflitos, que busca instituir uma cultura de paz, possibilitando que as pessoas envolvidas em conflitos, possam chegar ao consenso por meio da escuta ativa e do diálogo.
Ao término, a tropa formada desfilou em continência à nova Comandante Geral.