Projeto Triângulo SP tem o objetivo de atrair turistas para o centro da cidade

Projeto é apresentado à Guarda Civil Metropolitana

Nos dias 28 e 29/05/19, no auditório do Edifício Matarazzo, a Prefeitura de São Paulo, por meio do Secretário Municipal de Turismo, Orlando Farias, apresentou aos integrantes da Inspetoria de Divisão Sé, da Guarda Civil Metropolitana, o projeto Triângulo SP, para explicar a participação da pasta no programa que é realizado na região central da Cidade.

O projeto tem o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de São Paulo e transformá-lo em um centro turístico internacional, aumentando a circulação de pessoas e atraindo a busca por comércio e, desta forma, colaborar com a movimentação da economia do município. As ações neste sentido, ocorrem por meio de serviços de zeladoria, atendimento às pessoas em situação de rua, iluminação das ruas, combate ao comércio irregular e prevenção à criminalidade.

Na área de segurança, a GCM atua diariamente com mais de 100 guardas no policiamento preventivo, ostensivo e comunitário, entre as ruas Benjamin Constant, Boa Vista, Líbero Badaró e adjacências, com rondas motorizadas de viaturas e motocicletas, além do policiamento a pé, por meio da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), da Inspetoria de Apoio com Motocicletas (IAMO) e, da Ronda Disciplinar Operacional (RDO). Os agentes também recebem o apoio das equipes do Dronepol, para o monitoramento geográfico do perímetro, e da plataforma do City Câmeras, para auxiliar no atendimento de possíveis ocorrências.

Dentre suas atribuições, a Guarda Civil Metropolitana atua na proteção aos agentes públicos, durante os serviços de zeladoria e atendimento social; na proteção ao patrimônio público; no combate ao comércio irregular, que é de competência exclusiva das equipes escaladas na Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC); na prevenção contra crimes de oportunidade e acidentes pessoais; na prestação de informações à população e, na orientação ao trânsito.

A GCM ainda disponibiliza seus canais de comunicação, pelos telefones 153 e 3396-5960, supervisionados pela sua Central de Telecomunicações (CETEL), para informações e atendimento de ocorrências relatadas pelos munícipes que transitam pela região.
Para garantir a eficácia do projeto, que se iniciou em novembro de 2018, a Guarda Civil Metropolitana segue realizando reuniões estratégicas com todas as suas Unidades e setores envolvidos, para que as ações de segurança sejam pautadas em favor do bem estar dos servidores e, principalmente, da população.