Equipe do Dronepol realiza a formatura da Turma II de 2019 do Curso de Operações e Fiscalização de RPAS

A capacitação técnica também foi ministrada para agentes de outras entidades da esfera municipal, estadual e federal

O curso tem a finalidade de compartilhar conhecimentos e capacitar agentes da segurança para pilotar aeronaves de tecnologia geoespacial. Na tarde da última sexta-feira (14), a equipe do Dronepol realizou a formatura da segunda turma de 2019 do Curso de Operações e Fiscalização de RPAS (Aeronave Remotamente Pilotada), no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

A turma, composta por 36 formandos, incluiu agentes da Guarda Civil Metropolitana, oriundos de Unidades Especiais da Corporação: Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas (SAE), e Inspetoria do Canil. Participaram também, integrantes da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba, da Polícia Federal e da Polícia Civil.

O curso foi ministrado pelo Inspetor de Divisão Richard Soares Mariano, com duração de 40 horas, distribuídas no período de uma semana. Foram ministradas disciplinas de conhecimentos técnicos de RPA, normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Aeronáutica, segurança de voo e, informações sobre os modelos permitidos para pilotagem.

Pioneira na gestão pública do Brasil, em utilizar aeronaves remotamente pilotadas para combater a criminalidade, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana pautou diretrizes para que os conhecimentos pudessem ser compartilhados com vários órgãos de segurança pública e, dessa forma, corporações de outras cidades e estados podem receber o curso, como suporte para fortalecer suas ações de segurança.

O programa Dronepol, da SMSU, é coordenado por Luiz Augusto Gonçalves Aguiar, que na cerimônia ressaltou a importância de termos mais guardas aptos a conduzirem esses equipamentos: “A formação desta turma vai nos ajudar a construir uma sociedade ainda mais segura, e isso mostra que estamos no caminho certo”.

A solenidade foi presidida pelo Chefe de Gabinete da SMSU, Reynaldo Priell Neto, que ao final do evento entregou os certificados aos alunos e agradeceu a todos pelo empenho e dedicação: “Quem ganha com a formação de mais agentes aptos a operarem os drones é a população”, finalizou.