Programa Baixas Temperaturas da Prefeitura de São Paulo visa intensificar atendimento à população em situação de rua

Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana participam da Operação abordando moradores em situação de rua e distribuindo cobertores

 O Programa Baixas Temperaturas foi criado em maio de 2009 e já ajudou mais de 20 mil pessoas, com o objetivo de zelar pela segurança e bem estar da população em situação de rua, durante os meses mais frios do ano.

Nos últimos dias, São Paulo enfrentou uma frente fria e bateu recorde de baixas temperaturas em 2019. Pensando nas pessoas em situação de rua, a Defesa Civil decretou estado de alerta em razão da baixa temperatura. As equipes percorreram as ruas da Capital nestes últimos dias em que a temperatura atingiu a faixa dos 12°C, para distribuir cobertores às pessoas em situação de vulnerabilidade que enfrentam as noites frias. Desde o início até o momento, foram distribuídos mais de 150 cobertores.

A Guarda Civil Metropolitana também atua no Programa, tanto em relação ao apoio aos agentes públicos das áreas da saúde; assistência social e zeladoria, quanto na distribuição de cobertores. Só nesta semana, foram entregues mais de 200 cobertores em todas as regiões da cidade.

Durante a abordagem, o agente também faz o convite para encaminhamento aos albergues, porém, aceitar o convite é totalmente opcional.

O plano é coordenado de forma compartilhada entre as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social e Segurança Urbana. A ação conta, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde.