Guarda Civil Metropolitana tem importante atuação nos eventos do final de semana

Eventos realizados no Centro de São Paulo receberam apoio das Unidades especiais da GCM

 Em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, a Guarda Civil Metropolitana participou de dois grandes eventos que constam do calendário da cidade.

Com foco na prevenção aos crimes de oportunidade e, no apoio aos agentes no combate do comércio ilegal, a Guarda Civil Metropolitana atuou na “Marcha para Jesus”, que aconteceu na última quinta-feira (20), e na “Parada do Orgulho LGBT”, realizada neste domingo (23).

Na segurança da “Marcha para Jesus”, que se iniciou no Parque da Luz, no Centro, e seguiu até a Praça Heróis da FEB, em Santana, na Zona Norte, participaram mais de 180 guardas civis e 60 viaturas, que realizaram o policiamento fixo, com a finalidade de coibir o comércio de ambulantes.

Para atuar na “Parada do Orgulho LGBT”, a GCM designou 376 guardas e 88 viaturas, que foram divididos entre as Avenidas Paulista e Ipiranga, Rua da Consolação e, na Praça da República, que foi o trajeto percorrido pelos participantes durante o evento.

Em relação às ocorrências, durante a fiscalização de combate ao comércio ilegal, a GCM, em apoio aos agentes das Subprefeituras, realizou a apreensão de 54.225 itens, dentre eles: bebidas alcoólicas (18.870); refrigerantes e águas (3.000); carrinhos (95); caixas de isopor (45); outros produtos (32.215). A GCM também foi acionada para atender, principalmente, casos de furtos. Os agentes encaminharam 08 pessoas suspeitas de praticarem furtos, para as delegacias das regiões.

Outra grande ferramenta, novamente utilizada, foi a captação de imagens feitas por drones, pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. As imagens foram transmitidas online à Central de Videomonitoramento e Telecomunicação (CETEL), da Guarda Civil Metropolitana, e auxiliaram a atuação das equipes em solo.

A população também teve à disposição o SP+Segura, aplicativo que visa facilitar o acesso e transmissão de informação, em tempo real. Nele, os usuários podem avisar uns aos outros e, o poder público, sobre ocorrências diversas, como por exemplo, falta de luz, queda de árvore, pichação, ou qualquer tipo de delito.

Este é mais um dos programas implantados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que utiliza a tecnologia para tomada de decisões sobre a disposição do policiamento, buscando a excelência no auxílio do processo de redução da incidência de crimes.