GCM Ambiental é guardiã da onça-parda em São Paulo

Atividades da Ambiental consistem em preservação da fauna e flora da Capital

 

O encontro de um filhote de uma onça-parda em um canavial de Campinas (SP), trazido logo após para a Capital, demonstra a preocupação da gestão municipal em preservar as espécies e a vegetação nativa da Mata Atlântica, em São Paulo. Inclusive, essa é uma das espécies protegidas por agentes da Guarda Civil Metropolitana.

 

Desde 2010, por meio da Portaria 419, de 20 de julho de 2010, a GCM tornou-se a guardiã da proteção da espécie dessa onça na cidade. Além disso, a corporação também é responsável pela proteção e preservação da fauna e da flora da Cidade de São Paulo, através da fiscalização das áreas de proteção ambiental (APAS), visando evitar danos à natureza, como o despejo de entulhos e produtos químicos em rios e mananciais, entre outras agressões.

 

A onça-parda habita nas matas nativas e está ameaçada de extinção, segundo a Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).

 

A oncinha, que está sendo atendida no CeMaCAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres), foi notícia nas redes sociais da Prefeitura; houve até um uma enquete para escolher o nome do filhote. Das opções que foram selecionadas pelos cuidadores, o nome escolhido foi Marsha.

 

É importante ressaltar que, o trabalho da GCM Ambiental também consiste em realizar o resgate de animais silvestres. O serviço pode ser solicitado através do telefone 153, número da Central de Telecomunicações da GCM.