Jovens prestam juramento à Bandeira e recebem certificado de dispensa

A cerimônia ocorreu na Secretaria Municipal de Segurança Urbana

 

Cerca de 120 jovens, que completarão ou já completaram 18 anos de idade, neste ano de 2019, participaram da Solenidade de Juramento à Bandeira Nacional, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. No evento receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar, documento que comprova que eles estão em dia com o Serviço Militar Obrigatório.

O Secretário Adjunto, Celso Aparecido Monari, participou da solenidade, e ao dirigir-se aos jovens, ressaltou a importância de mais uma etapa na vida. “É um marco da cidadania plena, uma forma de praticar e assumir responsabilidades sociais” comentou o Coronel Monari.

O Tenente Luiz Otavio de Faria Rosa, Delegado da 1ª Delegacia do Serviço Militar, também fez um discurso breve. "Este ato solene tem muita importância na vida de cada cidadão brasileiro. É um momento em que todos assumem uma grande responsabilidade com a nossa nação", destacou.

No juramento, os jovens se comprometeram em defender a nação brasileira em qualquer eventualidade que possam vir a serem convocados. Estão dispensados, porém continuam com sua obrigação militar até no ano que completarem 45 anos, caso seja necessária à convocação.

 De forma simbólica, o Secretário Adjunto efetuou a entrega dos certificados de dispensa de incorporação para um dos jovens. Os demais receberam o documento após o encerramento da solenidade.

O Certificado de Dispensa de Incorporação é o único documento legal e obrigatório para ingressar em concurso público, tirar passaporte, e realizar a matrícula quando aprovado no vestibular para um curso superior.

Também participaram da cerimônia, o Coordenador Geral das Juntas do Serviço Militar, Wellington Pereira de Souza; o Diretor das Juntas do Serviço Militar, Tenente Mariano Tito; o Administrador da 1ª Junta do Serviço Militar, Nilson Chiapetta; o Subcomandante em exercício da GCM, IS Weliton Dantas; além de outros servidores e também familiares dos jovens.