GCM integra Projeto Triângulo SP, ampliando a segurança no centro histórico de SP

City Câmeras e Dronepol também contribuem para a segurança urbana no Projeto

 Visando melhorias no centro histórico de São Paulo, a Prefeitura está revitalizando a região para que a cidade seja um polo atrativo do turismo nacional e internacional. O objetivo é aumentar a circulação de pessoas e atrair a busca por comércio, aumentando a economia do município. Para tanto, estão sendo intensificados os serviços municipais, como zeladoria, atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, iluminação das ruas, e segurança para combater o comércio irregular e inibir os crimes de oportunidade.

Na área da segurança, a Guarda Civil Metropolitana atua no local, diariamente, na proteção aos agentes públicos durante os serviços de zeladoria e atendimento social, e aos patrimônios públicos; no combate ao comércio irregular, que será de competência exclusiva das equipes da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC); na prevenção contra crimes de oportunidade e delitos pessoais; na prestação de informações à população, e orientação no trânsito.

São empregados, aproximadamente, 110 agentes, 02 bases móveis e 10 viaturas, além de contar com o apoio da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), da Inspetoria de Apoio com Motocicletas (IAMO), e da Ronda Disciplinar Operacional (RDO), para a realização do policiamento preventivo e comunitário, em 14 pontos, no perímetro do Projeto Triângulo SP, que compreende as ruas Benjamin Constant, Boa Vista, Líbero Badaró e adjacências.

Além disso, a GCM utiliza a tecnologia em favor da segurança urbana, através do Programa City Câmeras, que tem o objetivo de coibir a criminalidade, por meio de um sistema operacional que permite a integração de imagens, de câmeras instaladas pelo setor público e, pelo privado, em logradouros, imóveis comerciais e residenciais, através de um canal de comunicação de dados da internet. Desta forma, as imagens são transmitidas em tempo real, para o Comando Geral da GCM, e para as Polícias Civil e Militar, numa prática de colaboração com os órgãos de segurança, em ações imediatas e investigações de delitos diversos.

Outro programa importante é o Dronepol, que auxilia a atuação da GCM, através do registro de imagens obtidas no sobrevôo de drones, em eventos com grande aglomeração de pessoas, em manifestações, e para o mapeamento de áreas de risco e acidentes.

A GCM disponibiliza seus canais de comunicação, pelos telefones 153 e 3396-5960, que são supervisionados pela sua Central de Telecomunicações (CETEL), para atender as ocorrências informadas pelos munícipes que transitam pela região.

Para garantir a eficácia do projeto, o Comando da Guarda Civil Metropolitana segue realizando reuniões estratégicas de planejamento e de avaliação, com todas as suas Unidades e setores envolvidos, para que as ações de segurança sejam integradas e pautadas em favor do bem estar dos servidores e, principalmente, da população paulistana e turistas que visitam nossa cidade.