Instrutores do Dronepol recebem “Medalha do Centenário da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo”

A homenagem foi feita pelo Comando de Aviação da Polícia Militar "João Negrão"

 A Secretaria Municipal de Segurança Urbana desenvolveu o Programa Dronepol, um sistema de monitoramento aéreo com RPAs - Aeronaves Remotamente Pilotadas, mais conhecidas como "drones", com a finalidade de reforçar as operações da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil.

 Com a evolução do programa, em 2018 foi criada a Divisão de Tecnologias Geoepaciais, atualmente coordenada por Luiz Augusto Gonçalves. A Divisão conta com 13 pilotos da GCM, possuindo seis aeronaves, sendo uma equipada com bóia salva vidas, a qual atua no período de novembro a março de cada ano, na “Operação Verão”, apoiando o Corpo de Bombeiros na represa Guarapiranga, em SP, além de atuar em diversas ações, em especial, em locais que apresentam maior dificuldade de acesso, no mapeamento em áreas de risco, nos eventos com aglomeração e, em toda a região da Nova Luz, no centro de São Paulo.

 A gestão municipal, no intuito de expandir os conhecimentos obtidos pelos profissionais do Programa Dronepol, elaborou o Curso Básico de Operações e Fiscalização de RPAS, aos servidores da GCM e de instituições de outras cidades e estados. Os cursos são realizados nas dependências da Escola Paulista da Magistratura e homologados pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP, com carga horária de 40 horas.

 As disciplinas são voltadas à legislação da ANAC e da Aeronáutica, conhecimento em tecnologia, segurança e instrução de vôo, meteorologia, garantindo a devida licença, contudo os servidores somente estão habilitados para atuarem efetivamente, após estágio mais aprofundado na DTG. Mais de 300 GCMs já participaram, além de policiais militares, civis, federais, agentes da Marinha, agentes penitenciários e guardas municipais de diversas localidades do país.

 Em reconhecimento a todo trabalho da equipe e dos seus instrutores, no último dia 15, em solenidade, foi realizada a entrega da “Medalha do Centenário da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo” ao Diretor da DTG, Inspetor de Divisão Richard Soares Mariano e ao Classe Especial Paulo Sérgio Lino dos Santos, pioneiros da primeira turma do Grupamento da Rádio Patrulha Aérea, hoje Comando de Aviação da Polícia Militar "João Negrão" por terem colaborado na instrução de vários policiais, dentro da Academia da Polícia Militar, auxiliando na formação de pilotos de aeronaves não tripuladas.