Secretário Municipal de Segurança Urbana participa de debate com autoridades de segurança do estado

Encontro organizado pela Rádio Eldorado em parceria com empresa de tecnologia da informação promoveu debate sobre o uso de tecnologias na segurança das cidades.

O Secretário de Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, participou na manhã desta quarta-feira (28), na Japan House, localizada na Avenida Paulista, de um bate papo com o Sr. Leonardo Fonseca Neto, Diretor de Tecnologia da Nec Corporation, empresa de tecnologia da informação, com o Dr. Luiz Fernando Ortiz, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, com o Coronel PM Francisco Alves Cangerana Neto, Diretor de Inteligência da Polícia Militar, e com o Deputado Estadual Bruno Ganem, membro do programa Smart Cities, para debater sobre a utilização de tecnologias para inibir ações de criminosos, e seus impactos positivos na vida dos cidadãos.

Com o tema: “Segurança pública e transformação digital: ganhos e desafios”, o Secretário José Roberto apresentou ao público e aos demais convidados, os projetos desenvolvidos pela atual gestão municipal, voltados para coibir a prática de criminosos, dentre eles a plataforma digital do City Câmeras, um modelo operacional que permite a integração de imagens, que ficam armazenadas por até sete dias, por meio de canal de comunicação de dados da internet, pelo qual são monitoradas pelo Comando Geral da GCM, Prefeitura e Polícias Militar e Civil.

Em seguida, foi apresentado o aplicativo SP+Segura, uma plataforma colaborativa que visa facilitar a comunicação em tempo real entre munícipes e agentes de segurança urbana, sobre ocorrências de diversas naturezas, por meio de grupos e, que são monitorados pela Central de Telecomunicações da GCM.

A apresentação foi encerrada com a explicação sobre a utilização de drones nas ações de zeladoria, através do programa Redenção. Foi esclarecido à platéia, o papel do guarda civil metropolitano no manuseio das aeronaves para prestar apoio com a captação de imagens de diversos ângulos e locais diferentes, com a finalidade de localizar esconderijos de drogas em meio ao fluxo de dependentes químicos. Utilizado também para o mapeamento de áreas de riscos e salvamento aquático na represa do Guarapiranga.

O Secretário também enfatizou a integração dos órgãos de segurança pública da esfera municipal e estadual, na qual são compartilhados dados e informações para a realização de operações especiais em parceria, visando a maior eficácia possível para a manutenção da segurança e da ordem pública, em benefício do cidadão.