Jovens são dispensados da Prestação do Serviço Militar

Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional foi realizada na manhã desta quinta-feira (29)

 

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenação das Juntas do Serviço Militar, promoveu na manhã desta quinta-feira (29), na 1ª Junta do Serviço Militar/Sé, a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional, com 32 jovens que completarão ou já completaram 18 anos de idade, neste ano de 2019.

Durante a solenidade foi relatada a história da obrigatoriedade do serviço militar, que tem como patrono, o poeta Olavo Bilac, nascido em 16 de dezembro de 1865, também compositor do Hino à Bandeira. Em sua homenagem, no dia de seu nascimento é comemorado o “Dia do Reservista”.

Os jovens realizaram juramento à Bandeira Nacional, por força de disposição legal prevista na Constituição Federal, comprometendo-se a defender a nação brasileira em qualquer eventualidade que possam vir a ser convocados, até o ano em que completarem 45 anos de idade. Ao final receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar, documento obrigatório para ingressar em concurso público, tirar passaporte e realizar a matrícula quando aprovado no vestibular para um curso superior.

O Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, destacou que o rito de passagem para os homens faz parte de um processo de cidadania e uma nova fase de assumir responsabilidades, e com relação ao Hino Nacional, entoado na cerimônia, disse: "não confundam amor eterno e sonho, pois primeiro você sonha e depois você ama", concluiu o Secretário, numa dica para ajudar a todos a guardarem a ordem desses trechos do hino.

No encerramento, convidou o jovem reservista Igor de Luca Teodoro a posicionar-se perante o dispositivo, na companhia de sua mãe, Fernanda de Luca Teodoro, e entregou-lhe o Certificado de Dispensa de Incorporação, assim como foi feito aos demais jovens, logo em seguida.

Também estavam presentes o Secretário Adjunto, Celso Aparecido Monari; o Coordenador das Juntas do Serviço Militar, Wellington Pereira de Souza; o Diretor das Juntas do Serviço Militar, Tenente Mariano Tito; o Administrador da 1ª Junta do Serviço Militar, Nilson Chiapetta; e o Assessor Especial de Comunicação, Inspetor Superintendente Eduardo de Siqueira Bias, além de servidores e familiares dos novos reservistas.