03 de Setembro é o ”Dia do Guarda Civil”

A data é uma homenagem aos agentes que atuam na prevenção de crimes na cidade

 No Brasil, desde 1966, no dia 03 de setembro, é celebrado o Dia do Guarda Civil. Tratada como uma das instituições de segurança mais antigas no país, a história das Guardas Civis está ligada ao Brasil Império e ao surgimento das forças policiais. A data começou a ser celebrada em 1966, depois que o primeiro presidente do regime militar, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, instituiu o Dia do Guarda Civil, pela lei Nº 5. 088, de 30 de agosto de 1966.

Na Constituição de 1988, os municípios brasileiros tiveram legitimada a organização das Guardas Civis, assegurada pelo Artigo 144, cujo texto permite a constituição das Guardas Municipais para a proteção de bens, serviços e instalações.

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, criada pela lei nº 10.115/86, é bem atuante, sendo inclusive, uma corporação referência no Brasil, pela estrutura de formação, atuação operacional e utilização de recursos tecnológicos. A GCM-SP completa este ano 33 anos de atuação, marcados por uma significante evolução desde o início até agora. Atualmente, o efetivo da corporação é de 6.137 agentes, sendo 4.521 homens e 1.616 mulheres.

O papel da GCM na prevenção criminal é fundamental, pois ela integra-se ao trabalho do sistema de segurança pública da cidade, inovando, aplicando-se, e trabalhando ao lado das polícias do estado, para que a população tenha a percepção de mais segurança.

Seguindo dentro desse conceito de participação e evolução, buscando propiciar melhorias para a instituição e para o profissional guarda civil, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana vem investindo fortemente em diversas frentes, desde condições de trabalho mais adequadas para o agente, como também o aumento do efetivo, novos uniformes, armamentos, equipamentos e veículos, numa prática incessante das condições que, também, propiciam a prestação de um serviço de excelência ao cidadão paulistano.