Guarda Civil Metropolitana participa do “Desfile cívico-militar de 7 de setembro”

O evento ocorreu no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo, no Anhembi

Na manhã deste sábado (07), a Guarda Civil Metropolitana participou do Desfile de "07 de Setembro", em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que ocorre todos os anos no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo - Sambódromo do Anhembi.
Esta data é comemorada em diversas cidades do país, como um grande marco na nossa história. Em 1822, na Capital Paulista, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I, proclamou a Independência do Brasil com o grito: "Independência ou Morte!”, tornando o Brasil uma nação livre do reino de Portugal; com isso D. Pedro I foi coroado o primeiro Imperador do Brasil, iniciando um novo ciclo econômico e político no país. Com o passar dos anos, muitas mudanças ocorreram, foi proclamada a república, mas o cidadão brasileiro adotou essa data da independência, como símbolo maior de sua conquista e soberania.
Num ato de patriotismo, neste dia 07, representantes de segmentos da sociedade civil e, das forças armadas e de segurança pública, celebraram a data realizando apresentações especiais de seus efetivos e equipamentos, contando parte de suas atribuições e de sua história. Na abertura do desfile, na composição do Estado Maior Combinado, estavam presentes um Oficial Superior da Marinha do Brasil, um Oficial Superior do Exército Brasileiro, um Oficial Superior da Força Aérea Brasileira, um Delegado da Polícia Federal, um Oficial Superior da Polícia Militar do Estado de São Paulo, um Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo e um Oficial Superior da Guarda Civil Metropolitana.
A Guarda Civil, para representar seus profissionais, e o trabalho que realiza na cidade de São Paulo, no policiamento dos mais diversos equipamentos públicos, acompanhamento de serviços e apoio aos agentes municipais, apresentou no desfile 496 guardas, distribuídos no grupamento a pé, integrado pela Banda Musical, Guarda Bandeira, Dispositivos Masculino e Feminino, Dispositivo da Guarda Ambiental, IOPE, CANIL, Academia de Formação em Segurança Urbana, e Dispositivo de Ciclistas e Patinadores.
No desfile motorizado empregou o efetivo de 65 guardas e 21 viaturas, como Bote Alquatte, ônibus e microônibus, bases comunitárias, motocicletas, inclusive as viaturas que fizeram parte da história da guarda, como o Jeep de 1969, a Veraneio Memorial de 1994 e o Gol 1996, bem como, apresentou as novidades da Corporação, como as viaturas elétricas e o RPAs - drones.

Estavam presentes, prestigiando o desfile, o Secretário de Segurança Pública do Estado de SP, General de Exército da Reserva João Camilo Pires de Campos, representando o Governador João Dória; o General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, Comandante Militar do Sudeste; o Sr. João Jorge, Secretário da Casa Civil, representando o Prefeito Bruno Covas; o Dr. Paulo Prazak, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; o General de Brigada Ricardo Piai Carmona, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; o Sr. José Roberto Rodrigues de Oliveira, Secretário Municipal de Segurança Urbana; a Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza, Comandante Geral da GCM; o Inspetor Superintendente Marcos Valério Pereira Ferreira, Subcomandante da GCM, acompanhado do IS Wilson Aparecido Prattes, Superintendente de Operações; do IS Weliton dos Santos, Superintendente de Planejamento, e do IS José Aparecido César Filho, Superintendente de Ações Ambientais e Especializadas ; e o Deputado Estadual Coronel Telhada; entre outras autoridades.