Secretário de Segurança Urbana apresenta os projetos da atual gestão, em gravação no Portal Sala dos Municípios

Entrevista teve foco na integração de toda a Administração Pública, aos programas realizados por outros municípios

 O Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, concedeu na manhã desta segunda-feira (9), uma entrevista sobre as ações da Prefeitura no combate à criminalidade, por meio da união entre segurança e tecnologia, no Quality Hotel Paulista, na Região Central da Cidade.

A entrevista foi organizada pela Associação de Desenvolvimento dos Municípios do Estado de São Paulo (ADEMESP), em parceria com a Universidade São Caetano do Sul – USCS. A pauta em questão foi direcionada para a divulgação de informações às autoridades de outros municípios do estado de São Paulo, visando divulgar as boas práticas realizadas pela administração pública da cidade.

No início da gravação, o secretário explicou a funcionalidade da plataforma digital do City Câmeras, um modelo operacional que permite a integração de imagens por até sete dias, por meio de um canal de comunicação de dados da internet, e que são monitoradas pelo Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana, além de compartilhadas com as Polícias Civil e Militar.

Em seguida, foi apresentado o aplicativo SP+Segura, que visa facilitar a comunicação em tempo real entre munícipes e autoridades municipais, no acompanhamento de ocorrências de diversas naturezas, dentre elas o descarte irregular de lixo, pichação e quedas de árvores, por meio de chat online, vídeo, áudio ou foto com localização georreferencial, e sob monitoramento da Central de Telecomunicações da GCM.

Também foi mencionado o mais recente projeto de segurança da atual gestão municipal, o Compstat Paulistano. Com origem nos Estados Unidos, o sistema cruza dados estatísticos com informações geográficas, fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública, e a partir do mapa de calor gerado por essas informações, a possibilidade de expansão das ações preventivas em locais com maior incidência de crimes.

Ao final da entrevista, foi explicada a utilização de drones para fortalecer as ações da GCM e da Defesa Civil, no apoio aos serviços de agentes da Prefeitura de São Paulo, na região da Nova Luz, no programa Redenção; no monitoramento em locais de grande aglomeração de pessoas; no mapeamento de áreas de riscos, e no salvamento com bóia na represa do Guarapiranga.

O Secretário destacou ao final, a nova utilização das aeronaves na segurança dos cemitérios. “Nosso planejamento é utilizar os drones com infravermelho para monitorar os cemitérios durante a noite, com a finalidade de inibir a prática de criminosos no furto de peças de bronze”.