Na madrugada de segunda (23), GCM's flagraram dois homens com estátuas de bronze, furtadas do Cemitério São Paulo

Equipe da Inspetoria de Operações Especiais - IOPE, da Guarda Civil Metropolitana, fazia uma ronda pela região quando percebeu a ação de um dos suspeitos.

Nesta segunda-feira (23), dois homens foram presos, por furto de duas estátuas de bronze, que juntas pesam mais de 200 kg, do Cemitério São Paulo, na Zona Oeste da Capital Paulista. 

Uma equipe da IOPE fazia ronda quando percebeu uma ação suspeita de um dos indivíduos. A equipe composta pelo Subinspetor Dantas, Classe Especial Castro, Classe especial Ribeiro e 3ª Classe Antonio, abordou o suspeito que estava transportando as peças em uma carroça. O indivíduo admitiu o furto e outro homem envolvido foi identificado.

Com apoio da Ronda Oficial da IOPE, o  Inspetor de Divisão Marcelo, Classe Especial Alexandre,  GCM 1ª Classe Júlio César e 3ª Classe Almeida, os dois presos foram encaminhados ao 14º Distrito Policial.

A GCM realiza a segurança dos cemitérios municipais, por meio de rondas, nos três períodos do dia, com viaturas 04 rodas e motocicletas, a fim de combater os crimes de oportunidade e garantir a segurança do patrimônio público, dos servidores e freqüentadores das necrópoles.

Em 2018, de janeiro a agosto, as administrações dos 22 cemitérios municipais registraram 40 BOs e, em 2019, no mesmo período, esse número caiu para 9.

Vale ressaltar que, do início deste ano até 17/09, a GCM encaminhou 46 pessoas aos distritos policiais por suspeita de furto. Com essas ações, foram recuperadas 20 estátuas, 1.270 peças de bronze, e 75 portões de bronze. Só neste ano, foram realizadas mais de 5 mil rondas em cemitérios.