Defesa Civil faz balanço de atuação do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas - 2019

A ação é reforçada sempre que a temperatura atinge um patamar igual ou inferior a 13º ou sensação térmica equivalente

Os agentes da Coordenadoria de Defesa Civil do Município de São Paulo (COMDEC), órgão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, distribuíram no período de 22 de maio a 20 de setembro, 12.150 cobertores; 110 pessoas em situação de vulnerabilidade foram encaminhadas às Casas de Abrigos Municipais, Centros de Acolhida, Centros Temporários de Acolhimento (CTA), Unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE), Núcleos de Convivência, Repúblicas, Serviços de Abordagem.

O Coordenador da COMDEC, Rogério Vieira Peixoto, reuniu a força total de sua equipe; os agentes não mediram esforços e foram para as ruas da cidade, levar apoio aos mais necessitados, oferecendo encaminhamento aos abrigos disponibilizados pela Prefeitura e, no caso de recusa, distribuíram cobertores aos moradores em situação de rua: crianças, adolescentes, adultos e idosos, vulneráveis ao frio intenso, toda vez, que a temperatura atingiu um patamar igual ou inferior a 13º ou sensação térmica equivalente, divulgada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

 

No período, de acordo com os dados do CGE, durante a operação, a Defesa Civil da Cidade de São Paulo, decretou: 28 "Estados de Atenção" e 47 "Estados de Alerta" .

 

"Nossas equipes foram às ruas nas noites de frio, durante o "Plano Baixas Temperaturas" e, no ano de 2019, batemos o recorde de atendimentos", declarou o Coordenador da Defesa Civil do Município de São Paulo, Rogério Vieira Peixoto.

 

A ação intersecretarial reuniu as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde e Segurança Urbana.

 

A Diretora da Divisão de Operações, Luiza Pacheco da Silva, deixou uma mensagem aos agentes:

“GRATIDÃO”

... é o que nos cabe e o que conseguimos lhes dar nesse momento, às nossas equipes, ao vermos a entrega, às pessoas que vivem na nossa cidade em situação de vulnerabilidade...

a simples dedicação e abraço já aquece o coração, um falar já aquece a alma, um cobertor, aquece o corpo...

Quantas formas para aquecer.

Mais um projeto para ser guardado pela vitória alcançada naquilo a que foram designados.

 

Parabéns às Equipes da Defesa Civil da Cidade de São Paulo!