Reunião na Secretaria Municipal de Segurança Urbana discute sistema inovador na América Latina, para a cidade de São Paulo

Após os alertas de chuva, novo sistema avisará sobre o calor

Um encontro na Secretaria Municipal de Segurança Urbana, na última quarta-feira (5), reuniu representantes da Coordenação Municipal de Defesa Civil - COMDEC; da Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB; da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras - SIURB; da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET; do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura do Município de São Paulo - CGE; da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente - SVMA; da Secretaria Municipal da Cultura - SMC; da Guarda Civil Metropolitana - GCM; da Secretaria Municipal da Saúde - SMS/COVISA; da Secretaria Municipal de Educação - SME/COCEU, e do Comitê de Mudanças do Clima, para discutir uma inovação na América Latina.

O "Sistema Alertas de Calor" irá avisar o cidadão quando tiver um período prolongado de temperatura excessivamente quente, para assim, poder hidratar-se, lembrar-se de passar protetor solar ou abrigar-se em áreas mais frias, como parques e áreas arborizadas. Esses alertas já existem em outras cidades estrangeiras, como por exemplo, Nova Iorque, Paris, Barcelona e Ahmedabad, mas é pioneiro na América Latina.

O fenômeno climático, chamado "Ilhas de Calor", é representado por regiões da cidade que concentram temperaturas superiores às demais regiões. Acontece normalmente em áreas mais urbanizadas, nas quais há baixa arborização. O público "alvo" definido em reunião anterior seria: idosos e crianças; gestantes e enfermos em geral; moradores de rua e vendedores ambulantes; agentes de campo, como por exemplo CET, GCM, Polícia Militar, etc; esportistas e praticantes de atividades de lazer em ambientes externos.

A reunião desta semana identificou a relação das secretarias presentes com o tema, e como elas podem colaborar na divulgação da informação e em ações para diminuir o impacto do calor extremo nos cidadãos.

Atualmente o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura do Município de São Paulo - CGE dispara alertas sobre baixa umidade relativa do ar, baixas temperaturas, e durante o período de chuvas. A ideia, que teve origem na Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), irá complementar as ações da Prefeitura em relação a eventos climáticos extremos, avisando aos munícipes do excessivo calor em sua região. A coordenação ficará sob responsabilidade da COMDEC.