COMDEC realiza vistorias em áreas de risco

Geólogas orientam os moradores das regiões afetadas

 

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa, que a Coordenação de Defesa Civil do Município de São Paulo - COMDEC, realizou nos últimos dias, vistorias em três áreas de risco já mapeadas pela Defesa Civil, onde houve deslizamentos de terra. Sendo duas na área da Subprefeitura de Freguesia do Ó-Brasilândia e a outra no Jaçanã - Tremembé.

 

A primeira vistoria no dia 10, foi acompanhada pelo Diretor Manoel Matias do Nascimento, da Divisão de Defesa Civil da Freguesia do Ó - Brasilândia, juntamente com as geólogas Camila Duelis Viana, Thaís Trevisani Moura e Natália Leite de Morais da COMDEC, e realizadas no CEU Paz e na Comunidade da Tribo. Nesses locais, um dos principais motivos do deslizamento foi de que as águas pluviais eram descartadas diretamente no solo, ou seja, incorretamente, deixando o solo encharcado, contribuindo no risco de deslizamentos e erosões.

 

No dia seguinte, foi vistoriado o Jardim Filhos da Terra, localizado na região da Subprefeitura Jaçanã - Tremembé, e o motivo encontrado foi descarte irregular de lixo, entulho, desmatamento da base, e outros pontos foram cruciais para os deslizamentos de terra.

Os moradores das regiões foram devidamente orientados pelas geólogas sobre as consequencias do descarte irregular de lixo, e principalmente, a questão do encaminhamento correto das águas pluviais (água da chuva) e da água servida (de tanques, pias, chuveiro e vaso sanitário), servindo assim, de lição aos moradores de outras regiões, algumas causas que contribuem para os deslizamentos de terra.