CHEGANDO O EVENTO MAIS ESPERADO DO ANO: CARNAVAL 2020

Com a proximidade do Carnaval, autoridades se reúnem para tratar dos assuntos pertinentes à segurança

No início deste mês, na quarta-feira 05/02, autoridades representantes dos Órgãos de Segurança da Capital Paulista reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, para alinhar as questões relativas ao Carnaval 2020.

Dentre os assuntos discutidos, teve destaque o sistema de reconhecimento facial. O Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, ressaltou a importância de otimizar o emprego dos drones durante o período de carnaval, na captação de um maior número de imagens, alimentando o banco de dados e, assim, subsidiando o trabalho da polícia através do reconhecimento facial, para elucidação de crimes e captura de criminosos.
O Secretário propôs que seja realizada uma simulação de captação de imagens de faces, pelas equipes de drones na Região Nova Luz, a fim de que estas imagens sejam enviadas em tempo real ao IIRGD - Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt. Ainda, considerou a importância de ser criado um grupo de whatsapp: “Segurança Carnaval 2020”, para tratar dos assuntos que forem pertinentes, durante todo período de carnaval.

O Comandante do Policiamento da Capital - CPC, Cel. PM Vanderlei Ramos, salientou que o momento era primordial para ajustar todas as questões envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil, a Guarda Civil Metropolitana, as Subprefeituras e demais órgãos envolvidos, tais como: estrutura, organização, colocação de gradis, lanches e banheiros, entre outros.
Neste carnaval, a Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria Municipal das Subprefeituras, contratará 22 (vinte e duas) tendas de acolhimento multidisciplinar, que ficarão próximas aos postos médicos, motivo pelo qual considerou necessário otimizar o emprego de policiais femininas da PM e da GCM nesses locais.

O Secretário Municipal da Cultura, Alexandre Youssef, informou que a quantidade de blocos desfilando será maior que a do ano de 2019, sendo que destes, 41 são de grande porte, chegando a 500 mil de foliões, dependendo do bloco, alocados em 13 trajetos principais que terão toda infraestrutura necessária, inclusive sinalização adequada sobre áreas de banheiros, postos médicos e pontos de encontro. Os blocos de rua estarão presentes em 428 pontos da cidade.

De acordo com o Secretário da Cultura, São Paulo é o destino mais procurado do Brasil, conforme o site da Decolar.com: “ passamos do Rio de Janeiro e Salvador; estamos vivendo um grande fenômeno”. Já ultrapassa 90% a ocupação de hotéis e há previsão de 15 milhões de pessoas, com retorno de giro econômico em 2,3 bilhões de reais para a economia da Cidade.

Concluiu que o horário de cada bloco já está ajustado. Serão instalados 1.000 (mil) totens pela cidade, com QR Code, onde poderá ser consultada toda a agenda e guia do folião, com os serviços disponíveis, desde delegacias, hospitais, tendas médicas, ambulâncias, pontos de encontro, e guias de segurança, o que contribui para que haja prevenção das ocorrências de crimes.

O Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital - DECAP, Dr. Albano David Fernandes, ressaltou que os plantões policiais serão reforçados e que o serviço de Inteligência já está preparado para coibir ações criminosas, de quadrilhas especializadas em furtos e roubos de celulares.
O Secretário José Roberto acredita que o sucesso do evento decorre da integração das forças de segurança para manter a tranquilidade social, uma vez que as pessoas precisam se sentir seguras para vir e curtir o carnaval na cidade.
Participaram da reunião, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira; o Secretário Adjunto da pasta, Celso Aparecido Monari; o Secretário Municipal da Cultura, Alexandre Youssef; o Subcomandante Geral da GCM, Inspetor Superintendente Marcos Valério Pereira Ferreira; o Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital - DECAP, Dr. Albano David Fernandes e o Comandante do Policiamento da Capital - CPC, Cel. PM Vanderlei Ramos, entre outras autoridades representando o comando de diversas áreas locais da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.