GCMs são capacitados para uso de armas calibre 12

O curso de habilitação de espingarda calibre 12 é realizado na Academia de Formação em Segurança Urbana - AFSU, com aulas teóricas e práticas

 Atendendo as regras de distanciamento por conta da pandemia, as aulas levam em conta no máximo 30 Guardas Civis Metropolitanos, em três turnos de 10 alunos. De acordo com o Diretor de Formação Profissional, Inspetor de Divisão Carlos José Molsky, as aulas compreendem legislação; nomenclatura; técnicas operacionais; manuseio e tiro prático no estande. A primeira turma começou no dia 22/06 e terminou em primeiro de julho.

De acordo com o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana, esta turma contemplou os servidores do Canil, Ambiental, IOPE, e IAMO, vinculados à Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas - SAE.

"O curso de tiro tem carga horária de 64 horas - o exigido pela Polícia Federal é de 60 horas. Segue a doutrina do Tiro Defensivo na Preservação da Vida, de acordo com as leis, com os Direitos Humanos, e todos os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. Nossa equipe é composta de oito instrutores de armamento e tiro", disse o Subinspetor André, há 25 anos na Guarda Civil Metropolitana.

Reaparelhamento da GCM
Esta ação dá continuidade ao reaparelhamento da Guarda Civil Metropolitana, pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Foram adquiridas 109 espingardas calibre 12, além de munição.

Em maio, chegaram 81 unidades do modelo BSA 5 T84 Pump, da marca Boito, e outras 28 unidades, modelo Military 3.0, da Companhia Brasileira de Cartuchos, chegarão em breve. Ambas homologadas pelo Exército Brasileiro.