Defesa Civil realiza vistoria em prédio ocupado irregularmente

A edificação é acompanhada desde 2018

 

No dia 02/07/2020, a Divisão de Prevenção da Coordenação Municipal de Defesa Civil - COMDEC, por intermédio do engenheiro Antônio Gomes Peixoto, juntamente dos assistentes técnicos Cristiano de Lima e Thais Oliveira Souza, e do Diretor de Divisão de Defesa Civil da Sé, Luiz Fernando Fioroni Barbosa, realizou vistoria em um prédio localizado na Rua do Carmo, 103, região central de São Paulo. A equipe da COMDEC contou com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação - SEHAB.

A vistoria foi solicitada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, sendo elaborado relatório, o qual foi encaminhado ao MP como resposta à solicitação.

Após o desabamento do prédio Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, um Grupo Executivo foi instituído pela Portaria 353, de 16 de maio de 2018. O principal objetivo do grupo foi atuar de forma imparcial, garantindo a representatividade nas visitas técnicas para elaboração de relatório padrão, com apontamento das providências a serem adotadas, além de articulação entre proprietários, moradores e poder público. Em 2018 foram realizadas 75 vistorias em imóveis, e dentro deste número foram filtradas 51 edificações,  inclusive o prédio da Rua do Carmo, sendo interditado em junho do mesmo ano.

Considerando o término das vistorias realizadas pela Portaria 353, em 16 de agosto de 2018 foi instituída a Portaria 648/18, para criação do Grupo Técnico Intersecretarial - GTI para avaliação e apresentação de soluções técnicas e jurídicas necessárias para efetivação de medidas para mitigação de riscos em imóveis objetos de ocupação.