A IMPORTÂNCIA DOS MOTOCICLISTAS DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA

Em uma ação rápida foram resgatadas várias vítimas num incêndio ocorrido na área central

No dia 17 de julho teve grande repercussão na mídia, o incêndio ocorrido na região da Bela Vista, em um edifício localizado na Rua Major Quedinho. E teve destaque a atuação rápida dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, em especial das equipes da Inspetoria de Apoio com Motocicleta - IAMO, que durante patrulhamento pela região Central, receberam informação de que um incêndio acontecia nesse local.

Os motociclistas, em uma pronta resposta foram a primeira força de segurança a chegar ao cenário do fogo, e numa operação rápida conseguiram retirar as vítimas do prédio, na maioria pessoas idosas, até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Uma das vítimas que encontrava-se no 21º andar do edifício, após inalar muita fumaça, precisou ser carregada nos braços pelo Classe Especial Ortiz e pelo 3ª Classe Santana, que com êxito salvaram a vida dessa moradora, entregando-a ao Corpo de Bombeiros, para encaminhamento ao Pronto Socorro. A ocorrência foi divulgada em várias emissoras de rádio e televisão, que reconheceram e valorizaram o trabalho da GCM.

A IAI/IAMO – Inspetoria de Ações Integradas / Inspetoria de Apoio com Motocicleta foi criada em 22 de novembro de 2018. O trabalho realizado pelos motociclistas exige um pronto atendimento, nas diversas operações conjuntas com outros órgãos; em ocorrências policiais; e ações que envolvam a fiscalização, policiamento, participação em eventos e manifestações públicas.

Atua também no Programa Redenção; no policiamento da região do Triângulo SP; na Operação Marginal Segura; nas Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima; em rondas nos parques e cemitérios públicos. Realiza ainda, rondas escolares nas áreas dos cinco Comandos Operacionais da GCM, auxiliando as Inspetorias de Divisão, e colaborando com a segurança pública no combate à criminalidade na Cidade de São Paulo.

Neste ano, a Unidade atendeu 102 ocorrências, entre furtos, roubos, tráfico de entorpecentes, corrupção ativa, estelionato, lesão corporal, acidentes de trânsito, auxílio ao munícipe e, recentemente, o salvamento e resgate de vítimas no incêndio.