Secretário Municipal de Segurança Urbana participa de videoconferência sobre Cidades Inteligentes

Segurança Pública e como a tecnologia tem sido usada para combater o crime na Cidade de São Paulo, foram os temas do evento online, realizado nesta quinta-feira (13).

 O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Celso Aparecido Monari, representou a Cidade de São Paulo e falou das iniciativas tecnológicas em uso para melhorar o emprego do policiamento e redução do crime, como : a utilização de drones; aplicativo SP +Segura; CityCâmeras e Compstat Paulistano e as tecnologias em teste como: uso de Câmeras Corporais (BodyCam) pelos GCM e Reconhecimento Facial em parceira com a Polícia Civil. Participaram do evento representantes do Chile, Colômbia e Peru, que apresentaram soluções criativas para a segurança urbana em seus países.

A videoconferência contou com a participação de Luis Molina Arles – Prefeito de Miraflores (Peru), Javiera Benitez – Diretora de Segurança de Las Condes (Chile), Hugo Acero – Secretário de Segurança, Convivência e Justiça de Bogotá (Colômbia), José Gerardo Acevedo – Secretário de Segurança e Convivência de Medellín (Colômbia), e o Coordenador para Assuntos Internacionais Bilaterais em Exercício, Lucas Bispo e os Assessores, Francisco Pereira e Luz Camacho Molano, da Prefeitura de São Paulo.

O Secretário enfatizou a importância destes eventos, de troca de experiências entre as forças de segurança de diversas regiões, para o aproveitamento de boas práticas que podem ser implantadas e melhorar os resultados em termos de Segurança Urbana. Citou que a Cidade de São Paulo é a mais segura das Capitais do Brasil (há 26 Capitais e um Distrito Federal) com 2,9 homicídios por 100 mil habitantes, numa redução sistemática do crime ao longo dos anos. Este resultado demonstra o acerto das políticas públicas implantas na Cidade e reflete o sucesso do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP, com o compartilhamento de banco de dados e ações integradas entre as forças de segurança atuantes no território, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, além do empenho de todas as Secretarias Municipais no atendimento das demandas dos cidadãos de São Paulo.