Canil da GCM visita SMSU

Inspetoria trouxe os cães do projeto de cinoterapia

Nesta quinta-feira (10), a pedido do Secretário Municipal de Segurança Urbana, Celso Aparecido Monari, a Inspetoria do Canil, da GCM, realizou uma visita na SMSU, por meio do projeto "Cinoterapia - Uma prática social na Guarda Civil Metropolitana", em que os cães agem como co-terapeutas em visitas a hospitais, escolas e outros locais.

A visita contou com a presença ilustre dos cães Balder e Zahra, e dos seus condutores, a Classe Distinta Patricia, a Classe Especial Rosângela e o 1ª Classe Emerson.
A atividade social iniciou em 2018 no Hospital do Servidor Público, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, e se espalhou à outros hospitais. Infelizmente, por conta da pandemia da Covid-19, o projeto foi interrompida. Mas com o fim do vírus, o CANIL espera retornar.

O que é Cinoterapia?

Basicamente, a cinoterapia é a prática de incluir cães no tratamento de algumas doenças. Com o contato dos cães nas atividades, é possível conseguir estimular funções motoras, desenvolver a fala, melhorar a socialização, aumentar a confiança, autoestima e atenção dos pacientes, principalmente no caso das crianças.

No território brasileiro, a cinoterapia começou nos anos 50, trazida pela Doutora Nise da Silveira. A psiquiatra tratou os pacientes com esquizofrenia no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Atualmente a prática é realizada em todo Brasil, para pessoas de todas idades em hospitais, asilos, escolas e outros.